domingo, 14 de junho de 2009

Exames 2009 - conselhos úteis para os exames


O Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) aconselha os alunos que a partir de terça-feira realizam exames nacionais a não esquecerem um documento de identificação com fotografia e a verificarem na véspera a hora da prova, refere a Lusa.

Além disso, os estudantes devem ainda, na véspera, imprimir o calendário de exames e verificar se têm todo o material necessário à realização da prova.

As recomendações incluem ainda, o preenchimento de forma clara, completa e legível do cabeçalho das folhas de resposta e a leitura cuidadosa de toda a prova antes de começar a resposta às questões.

Outra medida passa por confrontar a dificuldade dos itens com a cotação máxima. Assim, se uma questão valer, por exemplo, cinco pontos em 200, «não é sensato perder tempo além de um limite razoável».

Reler o enunciado para ter a certeza da compreensão do que é pedido, fazer uma caligrafia bem legível, respeitando os espaços entre palavras, para tornar a leitura fácil, e usar de forma diferenciada letras minúsculas e maiúsculas são outros conselhos transmitidos.

Controlar o tempo decorrido para o aluno ter a noção se está atrasado ou adiantado e verificar se estão a ser cumpridas todas as instruções e se não existe mais do que uma resposta ao mesmo item, é uma instrução a ter em conta.

Antes de entregar a prova, o aluno deve lê-la cuidadosamente.

Os critérios de classificação serão publicados nas 24 horas seguintes ao exame e poderão ser consultados.

O Gave recomenda aos alunos que, até à realização dos exames, consultem a sua página na Internet.

A partir de terça-feira, 253.837 alunos deverão realizar os exames nacionais, 156.860 do secundário e 96.977 do básico.

Os alunos do secundário realizam os exames entre 16 e 23 de Junho, enquanto os estudantes do básico efectuam as provas entre 19 e 22 de Junho.



A propósito dos exames nacionais... ficam aqui alguns conselhos, que encontrei no blogue do professor Nuno Sousa e que adaptei e actualizei.

Entre o fim das aulas e os exames

Os dias entre o fim das aulas e os exames podem ser importantes na preparação das provas.

Seguem-se alguns conselhos sobre a forma de gerires este tempo:
· Elabora um horário de revisões rigoroso: divide o tempo que tens disponível pelas várias disciplinas.
. Muitas vezes os alunos dedicam a maior parte do tempo para preparar o 1º exame e depois não têm tempo de rever a matéria das restantes disciplinas.
· Regista o horário das revisões numa folha distribuindo o tempo de acordo com as tuas dificuldades: dedica mais tempo às disciplinas em que estás menos preparado.
· Podes dividir os teus tempos de estudo em períodos de cerca de 50 minutos aos quais se devem seguir 10 minutos de intervalo. Atenção ao intervalo: não o prolongues para além do previsto.
· As revisões devem ser feitas a partir dos apontamentos que organizaste ao longo do ano. Ordena os teus apontamentos e resumos por disciplina para os poderes consultar facilmente. Se tiveres alguma dúvida consulta o teu manual.
· Revê as provas-modelo e os exames que sairam nos anos anteriores. As provas que irás fazer serão muito semelhantes. Procura resolvê-las no tempo previsto.
· Não estudes à noite até muito tarde. A partir de determinada hora o teu trabalho já não rende e se crias o hábito de adormeceres tarde, não vais conseguir adormecer cedo na véspera das provas. Deves dormir cerca de 8/9 horas por noite.
· Organiza o espaço em que vais estudar retirando todos os materiais que te possam distrair. Depois de uma sessão de estudo deixa a secretária bem arrumada - custar-te-á menos recomeçar o teu trabalho. Procura trabalhar num ambiente sossegado sem a TV ligada ! Retira o teu telemóvel do lugar onde estás a estudar. Leres e enviares mensagens durante o teu estudo impede-te a concentração. Aproveita os intervalos !
· Planifica com antecedência as provas que deixas para a 2ª chamada. Se não o fizeres, podes, sob o efeito do stress, deixares mais disciplinas do que o que é aconselhável.


Conselhos úteis:
· Informa-te junto dos teus professores sobre o tipo de material que podes levar para exame (dicionários, calculadora, etc.)
· Informa-te com antecedência em que salas fazes os exames. No dia das provas, dirige-te com tempo para a sala onde vais fazer o exame.

O que tens de levar para os exames:
· B.I. ou outro documento identificativo que o substitua.
· 2 esferográficas da mesma cor. Uma pode falhar.
· Lápis e borracha para fazeres rascunhos ou tirares notas no enunciado
. calculadora adequada (só para certos testes, nomeadamente o de Geografia A)
· Relógio para controlar o tempo
· Lenços de papel: são sempre úteis !


Lembra-te que:
· Só podes escrever o teu nome na parte destacável do cabeçalho. Se o fizeres noutro local a tua prova será anulada.
· Só podes utilizar caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. Não se pode utilizar verniz corrector.
· Não podes consultar copianços nem copiar pelos colegas. A tua prova será anulada no caso de seres apanhado em falta. E lembra-te: só a tentativa de copiar cria uma situação de stress tão grande que pode comprometer o teu desempenho.
· Controla bem o teu tempo.
· Reserva algum tempo para releres a prova; assegura-te que respondeste a todas as questões.
. No caso da prova ter versões diferentes deves indicar na folha de respostas, em local próprio, a versão do teu enunciado.
. Deves também indicar na folha de respostas o número de folhas que utilizaste.

Depois dos exames:
· Quando conheceres a avaliação dos teus exames podes ser surpreendido por uma classificação mais baixa do que a que previste. Podes então pedir para consultar a prova: dirige-te à Secretaria e faz o respectivo requerimento até dois dias úteis a partir da data da afixação dos resultados do exame. Quando receberes a fotocópia do teu exame (geralmente 2 dias úteis depois) compara as tuas respostas com os critérios de classificação que te serão entregues. Se consideras que a tua prova merece uma classificação mais alta consulta o teu professor para poderes preparar a tua a alegação e pedires a reapreciação da classificação. Se o fizeres terás que depositar 15 euros que te serão devolvidos no caso de a classificação ser superior à inicialmente atribuída.
· Se não concordares com o resultado da reapreciação ainda podes, no prazo de 2 dias úteis, fazer uma reclamação. (para saberes mais sobre o processo de repreciação de exames cliquem aqui)

Fonte: http://diversas.blogspot.com/2005/06/conselhos-para-os-exames-adaptado-do.html

Desejo a todos os alunos boa sorte e excelentes resultados nos exames.

2 comentários:

MariaCosta disse...

Bem, o último exame foi hoje, e até foram mais ou menos acessíveis, esperemos que os resultados sejam bons! Boas férias professor e já agora um bom S.João!
:D

Eduardo Vales disse...

Obrigado Maria

Tem também um bom S. João e umas boas férias. O blogue continua, pois as minhas férias só deverão começar no fim do mês de Julho.

Eduardo Vales