terça-feira, 22 de junho de 2010

Exame de Geografia A 2010 - 1ª Fase

Hoje decorreu a o exame de Geografia A (10º/11º ano) da 1ª Fase. O exame, na minha opinião, sendo menos difícil do que o do ano lectivo anterior (1ª Fase), especialmente na parte referente às questões de escolha múltipla, não deixou de apresentar bastantes dificuldades aos alunos.

O grupo V estruturado a partir da figura 5, que reproduz uma carta sinóptica, pode criar alguma dificuldade de análise visto que o nosso país encontra-se, na figura, praticamente à mesma distância de um centro de baixas pressões e de um centro de altas pressões. Ainda que a imagem de satélite da figura 6 mostre um país sem nuvens (o que permite associar a situação meteorológica a um centro de altas pressões), a grande proximidade de um centro de baixas pressões do sul do país pode causar nos alunos alguma confusão na interpretação da pergunta 1 do mesmo grupo. É pena que não escolham para os exames imagens de situações barométricas mais evidentes.

Também estranhei a pergunta 3 do grupo V em que se pede para os alunos referirem as "duas condições meteorológicas que, além da temperatura baixa, proporcionam a formação de geada". Penso que a formação de geada não é propriamente um conteúdo destacado pelo programa da disciplina. A maioria dos professores de Geografia A abordam o fenómeno da geada de um modo superficial, não me parecendo muito adequado o destaque dado pelo exame ao assunto.

A pergunta 1 do grupo VI também deixa-me algumas reticências.

De seguida podem conhecer a prova e os respectivos critérios de classificação.

4 comentários:

catarina mendonça disse...

Eu fiz o exame, correu bem no geral. Falhei apenas uma escolha multipla e concordo plenamente com a apreciação do exame por si feita. :)

Hélder Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélder Lopes disse...

Eu fiz o exame. Também tive uma escolha múltipla mal. Tal como se faz destaque no blogue, havia questões que suscitaram algumas dificuldades, sobretudo a I do grupo VI.

fiel mucavel disse...

eu quero guiao de correcao de exame geografia 2010 alguem me ajuda decima classe