quinta-feira, 17 de março de 2011

Resíduos de S. Pedro da Cova são perigosos para a saúde pública

Foto: Adriano Miranda

Hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte informou que os resíduos depositados mas antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, são perigosos para a saúde pública e devem ser removidos imediatamente.

As análises concluíram que os níveis de chumbo estão muito acima do limite permitido por lei e os resíduos só poderiam ser depositados num aterro próprio e depois de tratamento. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil recomenda a remoção imediata dos resíduos para tratamento e posterior colocação num aterro próprio. A quantidade de resíduos depositados respeita a lei – são 50 mil toneladas e não 320 mil, como tem sido defendido.

Segundo o Jornal Público, a junta de freguesia de São Pedro da Cova já reclamou o apuramento imediato de responsabilidade, não poupando acusações ao ministério liderado na altura pelo actual primeiro-ministro, José Sócrates: “O Ministério do Ambiente tem de ser responsabilizado”, salientou o presidente da junta, Daniel Vieira. “É preciso admitir que consequências tem a presença destes resíduos para a qualidade da água e para a saúde dos cidadãos”, acrescentou.

Os resíduos depositados a céu aberto nas antigas minas de São Pedro da Cova, entre Maio de 2001 e Março de 2002, foram transferidos da Antiga Siderurgia Nacional da Maia.

Fonte: Público on line

quarta-feira, 16 de março de 2011

Vulcão Nyiragongo em erupção

Foto: Carsten Peter

O Monte Nyiragongo é um vulcão nas Montanhas Virunga, associado com o Grande Vale do Rift. Está localizado na República Democrática do Congo, a 20 km a norte da cidade de Goma e do Lago Kivu, e a 11 km a oeste da fronteira República Democrática do Congo-Ruanda. A cratera principal está localizada a 250 m de profundidade, a dois quilómetros da borda do vulcão e às vezes contém lagos de lava. O Nyiragongo e o vulcão próximo Nyamuragira são juntos responsáveis por 40% das erupções vulcânicas históricas de África. Encontra-se novamente em erupção.

sábado, 12 de março de 2011

Acidente nuclear no Japão


Um dia depois do mega sismo e consequente tsunami, ocorreu mais uma tragédia no Japão ainda relacionada com o referido sismo e respectivas réplicas: uma grande explosão num reactor da central nuclear de Fukushima I. Esta acidente nuclear foi considerado o mais grave desde Chernobil (Ucrânia. A explosão foi classificada pela Agência Segurança Nuclear e Industrial japonesa como um acidente nuclear de nível 4 – numa escala de 1 a 7. O acidente de Three Mile Island em 1979, nos Estados Unidos, teve nível 5 e a catástrofe de Chernobil, em 1986, na ex-URSS, chegou ao nível 7. O Governo japonês afirma que a acidente está controlado.

O acidente deu-se às 15h36 (6h36, hora de Lisboa), fez quatro feridos leves e lançou o pânico de que um incidente parecido com o de Chernobil se repetisse no Japão. Mas um porta-voz do Governo garantiu que as radiações estavam a baixar e que a explosão não tinha afectado o núcleo do reactor. Cerca de 45 mil pessoas foram já retiradas da região onde está a central nuclear de Fukushima .

A central fica na costa Leste do país, 250 quilómetros a nordeste de Tóquio. O sismo causou uma avaria no sistema de refrigeração na central e um corte de electricidade impediu a recuperação deste sistema, permitindo que os bastões de combustível continuassem a aquecer, aumentando a pressão interna no reactor.

A empresa japonesa Tokyo Electrical Power Co, que gere as instalações, tentou reduzir alguma desta pressão libertando vapor radioactivo. Mas não foi o suficiente para impedir a explosão que destruiu o tecto do edifício do reactor principal. A televisão japonesa NHK anunciava ontem que o nível da radioactividade fora da central era oito vezes superior ao normal.

Fonte: Público on line

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sismo no Japão seguido de Tsunami


Hoje, dia 11 de Março de 2011, pelas 05:46 UTC (às 14:46 hora local) ocorreu a 130 km  Este da principal ilha do Japão, Honshu, um sismo de magnitude 8.9 a 24 km de profundidade, que foi considerado um dos maiores da história do Japão e um dos maiores de sempre a nível mundial.

Segundo o Instituto de Meteorologia, este sismo foi gerado num regime compressivo, em zona de subducção, situação em que a placa do Pacífico mergulha sob a placa Norte Americana. Sendo o sismo superficial, com epicentro no mar e uma magnitude elevada, deu origem a um Tsunami cuja primeira vaga atingiu a costa do Japão pelas 06:35.

O sismo teve uma série de percursores, que tiveram início há dois dias com um sismo de magnitude 7.2 e pelo menos 3 sismos de magnitude superior a 6. Este tipo de ambientes tectónicos, em regime compressivo, são os que têm maior capacidade de gerar os chamados grandes sismos. 

Segundo o jornal Público, e de acordo com o mais recente balanço da polícia japonesa, ainda que provisório, cerca de nove horas depois do primeiro abalo, a destruição já fez 288 mortos, 349 desaparecidos e centenas de feridos. Entre as vítimas mortais contam-se 200 corpos que foram encontrados numa praia de Sendai, na perfeitura de Miyagi, uma das mais atingidas. A polícia acredita que se tratem de cadáveres de moradores que foram apanhados pela vaga de dez metros que arrasou a região costeira.

O Governo japonês declarou hoje estado de emergência depois de o sistema de arrefecimento ter falhado na central nuclear nº 1 de Fukushima, como consequência do sismo. As autoridades garantem que não existem fugas de radioactividade e que não existe perigo imediato, dado que a actividade da central foi suspensa.

De acordo com as autoridades locais em Fukushima, seis mil habitantes dos arredores da central nuclear foram aconselhados a abandonar o local.

Noutro local, em Onagawa (Miyagi), deflagrou um incêndio no complexo nuclear mas longe do reactor nuclear, garante a empresa responsável, Tohoku Electric Power. Já foi activado no local um procedimento de arrefecimento emergência, mas a situação poderá ainda não estar debelada. O facto que está a originar a preocupação das autoridades e, segundo o jornal Phuket Word, o país estará numa situação de emergência nuclear.

O tsunami que se seguiu ao abalo, às 14h46 (05h46, hora portuguesa), e às várias réplicas atingiu especialmente a costa nordeste da ilha principal de Honshu.

Vagas com dez metros de altura abateram-se na zona costeira da região de Sendai e outras de sete metros na prefeitura vizinha de Fukushima. Na província de Miyagi, uma vaga carregando detritos e lama arrastou, a grande velocidade, os campos agrícolas por onde passou. Em alguns locais, a água entrou até cinco quilómetros para o interior.

As estações de televisão nipónicas difundem em directo imagens de casas inundadas e automóveis submersos pelas águas, como poderão ver mais abaixo. Colunas de fumo elevam-se por cima de localidades no Nordeste da ilha principal de Honshu onde, até ao momento, foram registados 40 incêndios.

Na baixa de Tóquio, os edifícios abanaram de forma violenta e os trabalhadores invadiram as ruas a meio da sua jornada de trabalho. A AFP fala no desmoronamento de um edifício em Tóquio onde 600 estudantes participavam numa cerimónia de entrega de diplomas. Há pelo menos 20 feridos, indica a BBC.

Na região de Tóquio deflagrou um incêndio na refinaria de Iichihara e as chamas elevam-se a várias dezenas de metros de altura.

Fonte: Instituto de Meteorologia e Público on line

Os vídeos que se seguem ilustram de uma forma brutal o avanço do tsunami.



quinta-feira, 10 de março de 2011

Coro Premier Ensemble de Agao - Dia Europeu da Ópera em Pamplona

Mais um vídeo com uma acção de flash Mob. Desta vez passa-se num café de Pamplona (Espanha), onde actuou de surpresa o Coro Premier Ensemble de Agao. Comemoraram desta forma o Dia Europeu da Ópera.

terça-feira, 8 de março de 2011

Áurea - Busy (for me) e Okay Alright

Mais uma voz portuguesa de excelente qualidade: Áurea.
Tem uma voz, simplesmente, fabulosa!... Fiquem com duas belíssimas amostras, em estilos distintos, desta cantora que promete: Busy (for me) e Okay Alright .





Áurea no Myspace: http://www.myspace.com/aureaoficial