sábado, 31 de dezembro de 2011

Apesar da crise, para todos os votos de um bom Ano Novo

2011 deverá ser um dos anos mais quentes desde 1931

Segundo o Instituto de Meteorologia, o ano de 2011 em Portugal continental deverá ser um dos três mais quentes desde 1931, em termos da média da temperatura máxima, e um dos sete mais quentes dos últimos 80 anos, tendo como referência a temperatura média anual. Para mais pormenores transcrevo de seguida a informação do IM publicada em 29 de Dezembro no seu site.

Os meses que mais contribuíram para o ano de 2011 ser um dos anos mais quentes em relação à temperatura máxima, foram abril, outubro, maio, junho e setembro, que registaram anomalias em relação a 1971-2000 de +4.90ºC, +4.73ºC, +3.91ºC, +1.58ºC e +1.22ºC respetivamente. De realçar ainda que os meses de maio e outubro foram os mais quentes desde 1931, em relação ao valor da temperatura máxima do ar e abril foi o segundo mais quente na temperatura média e máxima do ar, também desde 1931. Também as temperaturas mínimas em abril e em maio estiveram muito acima do valor normal.

É de salientar que nos últimos 18 anos a temperatura média anual foi sempre superior ao valor médio 71-2000, com exceção de 2008.

O total de precipitação anual deverá ser inferior ao valor normal 1971-2000, com uma anomalia de -132.2mm. Durante o ano destacam-se os meses de novembro, que registou um total mensal superior ao normal em +48.9mm e de dezembro com um total mensal muito inferior ao normal.

Em 2011 destacam-se como fenómenos climáticos relevantes, as inundações em Lisboa dia 29 de abril, com queda violenta de granizo em Benfica e Damaia, tendo-se originado camadas de gelo no solo com vários centímetros de altura; o vento forte com rajadas superiores a 100Km/h de onde se destacam, entre outras, os 157 km/h de rajada em Faro (24 de outubro) e 134 km/h em Coruche (16 de fevereiro); a temperatura máxima do ar em maio e outubro foi a mais alta desde 1931 e a ocorrência de 5 ondas de calor em Portugal continental, uma em abril, duas em maio e duas em outubro; a queda de neve em vários pontos do pais, que levou a condicionamentos locais, como o encerramento de escolas.

Nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, os valores médios de temperatura do ar foram superiores aos valores normais. No que diz respeito aos totais de precipitação, os Açores apresentam valores inferiores ao normal, à exceção da Horta, onde foram muito superiores. Na Madeira os valores de precipitação no Funchal foram inferiores ao normal, enquanto que no Porto Santo foram cerca de 170% superiores ao respectivo valor normal.

Fonte: IM

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

As Bolas do Natário

Hoje tive a oportunidade e o privilégio de provar as famosas "Bolas do Natário". Estou a falar, é claro, das Bolas de Berlim da Confeitaria Natário de Viana do Castelo. Para muitos são consideradas as melhores Bolas de Berlim do Mundo. Não sei se são de facto as melhores do Mundo, mas que são as melhores que já alguma vez provei não tenho qualquer dúvida.

Para quem não sabe, a confeitaria Natário fica em Viana do Castelo, na rua Manuel Espregueira, 37. Pelo que sei, esta pastelaria é um verdadeiro ícone dos doces de Viana, sendo muito frequente formarem-se grandes filas à porta com clientes. Chegam a produzir-se mil bolas por dia.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

U2 - os 20 anos de Achtung baby

A propósito dos 20 anos do lançamento de "Achtung Baby", um dos discos mais importantes dos U2, de 1991, fiquem com três das melhores canções do álbum: Mysterious Ways, The FlyUntil The End Of The World e One. 







sábado, 24 de dezembro de 2011

Alunos gregos desmaiam nas escolas com fome


O Jornal público noticiava há dias que os professores na Grécia estão preocupados com os vários casos que se têm registado nos últimos meses de alunos que desmaiam nas escolas por fome e desnutrição, e já alertaram as autoridades para o caso. Hoje na Grécia, esperemos que não seja amanhã em Portugal...


O primeiro ocorreu há cerca de um ano e a ele seguiram-se mais denúncias de professores, que garantem que alunos seus estão na escola até às 16h00 sem comer todo o dia.

Os meios de comunicação deram conta do caso, mas as notícias foram catalogadas de exageros jornalísticos até que, há cerca de duas semanas, um rapaz de 13 anos desmaiou num colégio da Heraklión, a capital da ilha de Creta.

Quando a directora avisou a mãe, que trabalha a tempo parcial numa empresa municipal e tem quatro filhos, ela disse que a sua família não comia nada há dois dias.

O assunto transformou-se em debate nacional e a imagem da comida a ser dividida nas escolas despertou, entre os mais velhos, o pesado inverno de 1941-42 quando, depois da ocupação nazi, mais de 300 mil pessoas morreram de fome.

Entretanto, a direcção escolar de Atenas assegurou que, desde que começou o ano lectivo, várias escolas básicas prepararam cerca de 5500 refeições por dia, e destacou que 67 dessas refeições são para alunos em condições de necessidade extrema.

Na semana passada, o semanário pró-governamental To Vima citava fontes do Ministério da Educação Nacional a afirmarem que está a ser preparado um programa de distribuição de senhas no valor de dois ou três euros para os alunos de escolas de regiões com alta percentagem de pobreza.

Fonte: http://www.publico.pt/Economia/alunos-gregos-desmaiam-nas-escolas-com-fome-1525527#

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Comer chocolate pelo coração | euronews, science

E se o chocolate, um regalo para os olhos e para a boca, tivesse propriedades que o tornam amigo do coração?

O Instituto Karolisnka, na Suécia, diz isso mesmo. Comer chocolate, com conta peso e medida, pode ajudar a reduzir o risco de enfarte em 20 por cento. Mas, para já o estudo refere-se apenas às mulheres. E para os homens?...

Vejam o vídeo do Euronews:


Comer chocolate pelo coração | euronews, science

Natal 2011


Um Feliz Natal para todos os amigos que acompanham este blogue.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sobreiro já é a Árvore Nacional

A partir desta quinta-feira, o sobreiro é a Árvore Nacional de Portugal, depois de um projecto de resolução aprovado, por unanimidade, na Assembleia da República e de uma petição pública com 2291 assinaturas. A petição para consagrar o sobreiro (Quercus suber) como um dos símbolos do país foi lançada em Outubro de 2010 pelas associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza. Hoje, passado pouco mais de um ano, o sobreiro conquistou o hemiciclo.

A partir de agora, abater um sobreiro não será apenas abater uma árvore protegida, mas sim, um símbolo nacional.

O sobreiro é espécie protegida pela legislação portuguesa desde 2001. Mas essa protecção não foi suficiente para travar a regressão da árvore em território português, motivada por práticas erradas.

O sobreiro, árvore mediterrânica com mais de 60 milhões de anos, ocupa uma área de cerca de 737.000 hectares dos mais de 3,45 milhões de hectares de floresta em Portugal, segundo o último Inventário Florestal Nacional, de 2006. Hoje é responsável por 10% das exportações nacionais. De momento, a cortiça é um dos produtos mais importantes da economia nacional.

Mas a sua importância não se esgota na cortiça. Esta árvore representa o montado, um dos ecossistemas mais importantes da Europa e as espécies ameaçadas que dele dependem.

Fonte: Público on line

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Parlamento Europeu aprovou a adesão da Croácia à UE

Numa altura muito crítica para o Euro e para a UE, o  Parlamento Europeu (PE) aprovou ontem, em Bruxelas, a adesão da Croácia à União Europeia, processo que deverá agora ser concluído pelos líderes dos 27, que se reúnem nos próximos dias 08 e 09.

Uma vez formalmente concluído o processo, com a assinatura do Tratado de Adesão pelos líderes europeus, a Croácia tornar-se-á o 28.º Estado-membro da UE a 01 de julho de 2013, tendo as negociações sido iniciadas em 2005.

Esta é a primeira vez que o PE se pronuncia sobre um Tratado de Adesão, competência que adquiriu com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.