sábado, 30 de abril de 2011

Violenta tempestade de granizo na região de Lisboa

Ontem, dia 29 de Maio, uma violenta trovoada e um temporal de chuva e granizo caiu pelas 15h30 na região de Lisboa, especialmente na zona de Benfica e na Damaia, provocando a interrupção do trânsito em alguns locais, nomeadamente na segunda circular. Este fenómeno está relacionado com um centro de baixas pressões com características convectivas e que tem estado localizado a Sudoeste de Portugal Continental.

Que fenómeno levou à forte queda de granizo? Segundo o meteorologista Anthímio de Azevedo, este fenómeno extremo deveu-se a uma queda muito acentuada e muito brusca da temperatura - Lisboa registou, das 15h00 às 16h00, uma descida de 22,5 graus para 14,5 - que levou à formação de uma nuvem de grande dimensão vertical, um cumulonímbo. Trata-se de uma nuvem escura e espessa, que pode ter atingido 14 quilómetros de altura e que descarregou na zona de Benfica, em Lisboa, e na Damaia, Amadora, uma quantidade de granizo inédita. Em alguns locais, atingiu meio metro de altura e foi acompanhada de chuva intensa. O Instituto de Meteorologia pôs a maior parte do País em alerta amarelo e avisa que a depressão pode provocar hoje novas quedas de granizo e trovoadas a norte e centro.

Fiquem com alguns vídeos que registaram o acontecimento e que foram publicados no Youtube.





2 comentários:

Raquel disse...

Gostava de saber onde foi buscar a entrevista ao Sr. Anthimio de Azevedo. Queria encontrar o original, mas ja pesquisei bastante e nao consigo encontrar.

Eduardo Vales disse...

Olá Raquel

A entrevista ao meteorologista Anthimio de Azevedo está publicada no site do Correio da Manhã, em:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/granizo-paralisa-grande-lisboa.

Cumprimentos

Eduardo Vales