quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como funciona o mundo do trabalho?

Recebi há algum tempo um mail com um conteúdo muito bom. O texto tem origem no Brasil (desconheço o nome do autor desta "fábula") mas a situação portuguesa não é muito diferente. É o espelho do mundo do trabalho, e no fim quem se lixa sempre é a formiga.

Como funciona...


Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava a sério no trabalho
A formiga era produtiva e feliz.

O gerente besouro estranhou a formiga trabalhar sem supervisão.
Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada.

E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.

Pouco depois, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefónicas.

O besouro ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.

A barata, então, contratou uma mosca e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

O besouro concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.

O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar uma carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial..

A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente, a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e o controlo do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava e cada vez ia ficando mais aborrecida

A cigarra, então, convenceu o gerente besouro, que era preciso fazer um estudo do clima. Mas, o besouro, ao rever as contas, deu-se conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes, que concluía: Há muita gente nesta empresa!!

E adivinhe quem o besouro mandou demitir?

A formiga, claro, porque andava muito desmotivada e aborrecida.

Já viu este filme antes?


Bom trabalho a todas as formigas do Mundo!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Bom, nesse texto fala sobre o trabalho nos dias de, hj pós a formiga ela sabia oq tava fazendo é tinha um trabalho bom mais começou a parece, vários funcionários é, tudo começou a fica descontrolado, e quem foi despedida, a única que tava fazendo diferença no, trabalho a formiga, pq, ela mostrou um comportamento muito diferente, por conta de entra outros, funcionários e fica tudo bagunçado

Unknown disse...

Mas tempo que era antes não é de hoje Mudou muitas coisas

Unknown disse...

O Texto Fala Sobre O trabalho nos dias de hoje... A Formiga Sabia Oq Tava Fazendo e tinha um trabalho muito bom... Entt o Gerente bisouro começou a contratar vários fucionarios é, tudo comefou a ficar descontrolado... Entt o Besouro despediu a formiga ... a única que estava fazendo a diferença