sexta-feira, 9 de março de 2012

Kony 2012

KONY 2012 é um filme que faz parte de uma campanha do movimento Invisible Children que denuncia um homem, um autêntico monstro, Joseph Kony, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para o problema das crianças-soldado em África e de alguma forma contribuir para que este indivíduo seja preso e julgado. 

Joseph Kony é o líder do Exército da Resistência do Senhor (ERS). Kony diz-se porta-voz de Deus e quer que Uganda se reja pelos Dez Mandamentos. É conhecido pela brutalidade com que comanda invasões de aldeias que promovem a morte dos adultos e o sequestro de crianças. Os meninos são, depois, obrigados a ser soldados do grupo. As meninas forçadas a ser escravas sexuais.

O vídeo foi produzido pela ONG americana Invisible Children e é narrado por um de seus fundadores, Jason Russell. A organização luta pelo fim do poder de Kony e afirma que ele já forçou 66 mil crianças a aderir seu movimento nas últimas duas décadas. A campanha também convoca os espectadores para um protesto mundial no dia 20 de abril, quando vários simpatizantes da causa devem espalhar cartazes sobre o caso em várias cidades do mundo.

Após os atentados de 11 de Setembro de 2011, os EUA declararam o Exército da Resistência do Senhor um grupo terrorista. Em 2005, Kony foi indiciado por crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional e passou a figurar na lista dos principais criminosos procurados internacionalmente. Em outubro, Barack Obama, autorizou o envio de tropas militares para ajudar o Exército de Uganda a prendê-lo. Desde a criação do Exército da Resistência do Senhor, Kony já liderou ações de terror em países como Uganda, República Democrática do Congo, Sudão e Sudão do Sul.

Agradeço à Maria João Guerra por me ter dado a conhecer o vídeo.


Sem comentários: