segunda-feira, 18 de março de 2013

Jeans rasgados com fim à vista

Muitos fabricantes de calças de ganga estão a usar um método para dar um aspeto desgastado ao tecido, chamado "sandblasting", que está a tirar a vista a muitas pessoas que contribuem para a sua confeção.

A Levi's, a Inditex, a H&M, o El Corte Inglês e a C&A são algumas das marcas que vão deixar de recorrer a esta técnica, que passa por lançar jatos de areais sobre a ganga.

Proibida na Europa desde 1966 por este motivo, os fabricantes foram "obrigados" a recorrer a países como o Bengladessh, a China, o Paquistão, a ìndia ou até a Síria. De igual modo, a Turquia é um dos países que mais recorre ao  "sandblasting", apesar de ser proibido localmente desde 2009. Estima-se ainmda que, pelo menos, 5 000 funcionários tenham contraído silicose, uma doença que provoca lesões nos pulmões, pela inalação de pó com dióxido de silício. Outras 46 terão morrido devido à patologia, que se manifesta ao fim de seis meses.

Mas já há soluções alternativas ao "sandblasting", nomeadamente um sistema de laser, adotado pela empresa turca Le Faxx. O problema é que muitos fabricantes ainda não estão interessados no equipamento, devido aos seus elevados custos.

Sem comentários: