sexta-feira, 21 de maio de 2010

Estudo revela aumento de portugueses e espanhóis partidários de união ibérica


O Jornal Público noticia hoje que segundo um estudo universitário luso-espanhol, o número de portugueses e espanhóis partidários de uma integração política de Portugal e Espanha numa federação ibérica aumentou em relação a 2009. Vejam a notícia:


A preocupação portuguesa em relação ao terrorismo também aumentou e registou-se ainda uma melhoria da visão das relações bilaterais, segundo as conclusões do Barómetro Hispano-Luso, um estudo de opinião pública feito em Portugal e Espanha em relação a problemas e temas que afectam os dois países.

Os portugueses têm uma imagem mais positiva do país vizinho e um maior conhecimento do mesmo, revela o barómetro.

O estudo foi realizado pela Universidade de Salamanca, com o apoio do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a partir de um inquérito telefónico realizado a amostras representativas das populações de Espanha e Portugal durante os meses de Abril e Maio de 2010.

Os resultados do estudo serão apresentados em Madrid e Lisboa na sexta-feira.

Nesta segunda edição do Barómetro Hispano-Luso, o questionário foi estruturado em quatro partes, abrangendo cooperação e integração política, grau de interesse e conhecimento mútuo entre portugueses e espanhóis, imagem de um país no outro e problemas que afectam as relações entre ambos.

Fonte: http://www.publico.pt/Sociedade/estudo-revela-aumento-de-portugueses-e-espanhois-partidarios-de-uniao-iberica_1438173



E vocês, o que acham desta ideia. Concordam com uma união ibérica? Em complemento, podem votar numa nova sondagem (no topo da coluna do lado direito do blogue) sobre este mesmo tema.

Sem comentários: