quinta-feira, 17 de junho de 2010

Recordando Steven Biko (1946 - 1977)


Ainda a propósito do Campeonato do Mundo de Futebol que se está a realizar na República da África do Sul, queria recordar a figura do sul africano Steven Biko (18 de dezembro de 1946 - 12 de setembro de 1977) que foi um conhecido activista do movimento anti-apartheid na África do Sul, durante a década de 1960.

Em 6 de setembro de 1977 foi preso num bloqueio rodoviário organizado pela polícia. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu um grave traumatismo craniano. Em 11 de setembro, foi transportado num veículo da polícia para outra prisão. Biko morreu durante o trajecto e a polícia alegou que a morte se tinha devido a uma "prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro".

Em 7 de outubro de 2003, as autoridades do Ministério Público Sul-africano anunciaram que os cinco policiais envolvidos no assassinato de Biko não seriam processados, devido a falta de provas. Alegaram também que a acusação de assassinato não se sustentaria por não haver testemunhas dos actos supostamente cometidos contra Biko. Levou-se em consideração a possibilidade de acusar os envolvidos por lesão corporal seguida de morte, mas como os factos ocorreram em 1977, tal crime teria prescrito (não seria mais passível de processo criminal) segundo as leis do país.

Recordo que nessa época a África do Sul tinha um sistema político e social denominado de Apartheid ("separação" em africânder) baseado na segregação racial adoptado legalmente em 1948 pelo Partido Nacional na África do Sul segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente, em 1994 foram realizadas eleições livres.

O apartheid foi implementado por lei. As restrições a seguir não eram apenas sociais mas eram obrigatórias pela força da lei.

Os não-brancos eram excluídos do governo nacional e não podiam votar, excepto em eleições para instituições segregadas que não tinham qualquer poder.

Aos negros eram proibidos diversos empregos, sendo-lhes também vetado empregar brancos. Não-brancos não podiam manter negócios ou práticas profissionais em quaisquer áreas designadas somente para brancos. Os centros das grandes cidades e praticamente todas as regiões comerciais estavam dentro dessas áreas. Os negros, sendo um contingente de 70% da população, foram excluídos de tudo, menos numa pequena proporção do país, a não ser que eles tivessem um passe, o que era impossível, para a maioria, conseguir. A implementação desta política resultou no confisco da propriedade e remoção forçada de milhões de negros. Um passe só era dado a quem tinha trabalho aprovado; esposas e crianças tinham que ser deixadas para trás. Esse passe era emitido por um magistério distrital confinando os (negros) que o possuíam àquela área apenas. Não ter um passe válido levava à prisão imediata, julgamento sumário e "deportação" da "pátria".

A terra conferida aos negros era tipicamente muito pobre, impossibilitada de prover recursos à população forçada a ela. As áreas de negros raramente tinham saneamento ou eletricidade.

Os hospitais eram segregados, sendo os destinados a brancos capazes de fazer frente a qualquer um do mundo ocidental e os destinados a negros, comparativamente, tinham séria falta de pessoal e fundos e eram, de longe, limitados em número. As ambulâncias eram segregadas, forçando com que a raça da pessoa fosse corretamente identificada quando essas eram chamadas. Uma ambulância "branca" não levaria um negro ao hospital. Ambulâncias para negros tipicamente continham pouco ou nenhum equipamento médico.

Nos anos 1970 a educação de cada criança negra custava ao Estado apenas um décimo de cada criança branca. O Ensino superior era praticamente impossível para a maioria dos negros: as poucas universidades de alta qualidade eram reservadas para brancos. Além disso, a educação provida aos negros era deliberadamente não designada para prepará-los para a universidade, e sim para os trabalhos braçais disponíveis para eles.

Comboios e autocarros eram segregados. Além disso, os comboios para brancos não tinham carruagens de terceira classe, enquanto os comboios para negros eram superlotados e apresentavam apenas carruagens de terceira classe. Autocarros de negros paravam apenas em paragens de negros e os de brancos, nas de brancos.

As praias eram racialmente segregadas, com a maioria (incluindo todas as melhores) reservadas para brancos.

As piscinas públicas e bibliotecas eram racialmente segregadas mas praticamente não havia piscinas ou bibliotecas para negros. Quase não havia parques, cinemas, recintos desportivos ou quaisquer infra-estruturas a não ser postos policiais nas áreas negras. Os bancos dos parques eram marcados "Apenas para europeus".

O sexo inter-racial era proibido. Os policias negros não tinham permissão para prender brancos. Os negros não tinham autorização para comprar a maioria das bebidas alcoólicas.

Os cinemas nas áreas brancas não tinham permissão para aceitar negros. Restaurantes e hotéis não tinham permissão para aceitar negros, a não ser como funcionários.

Tornar-se membro de sindicatos não era permitido aos negros até os anos 1980, e qualquer sindicato "político" era banido. As greves eram banidas e severamente reprimidas. Os negros pagavam impostos sobre um rendimento baixo do nível de 30 randes (Rand, a moeda oficial na África do Sul) ao mês, o limite de isenção dos brancos era muito mais alto.

O apartheid perverteu a cultura Sul-Africana, assim como as suas leis. Um branco que entrasse em uma loja seria atendido primeiro, à frente de negros que já estavam na fila, independente da idade ou qualquer outro factor. Até os anos 1980, dos negros sempre se esperaria que descessem da calçada para dar passagem a qualquer pedestre branco. Um menino branco seria chamado de "klein baas" (pequeno patrão) talvez com um sorriso amarelo por um negro; um negro adulto deveria ser chamado de "garoto", na sua cara, por brancos.


A morte de Steven Biko constitui um símbolo da luta contra a descriminação racial. Em 1980 o cantor inglês Peter Gabriel (ex-vocalista dos Genesis) no seu terceiro álbum a solo criou uma canção dedicada a Steven Biko denominada de "Biko", uma canção muito forte de protesto contra a descriminação racial, sem dúvida uma das canções da minha vida. Fiquem com esta belíssima canção num videoclip muito bom.

Fonte: Wikipédia


Sem comentários: