sábado, 11 de dezembro de 2010

Conferência do Clima de Cancún termina com um acordo modesto


Depois do fracasso da Conferência do Clima de Copenhaga, há um ano atrás, a conferência climática da ONU em Cancún, México, terminou hoje com um acordo muito modesto, mas tido como um passo importante rumo a um novo tratado contra o aquecimento global.

Vejam a notícia do público on line de hoje.

Em textos de compromisso apresentados pela presidência mexicana da conferência, o acordo não fixa metas vinculativas de redução de emissões de gases com efeito estufa, seja para os países ricos ou pobres. Mas determina um objectivo de dois graus Celsius como limite para o aumento da temperatura média global até ao fim do século e cria um Fundo Verde Climático para os países em desenvolvimento, com promessas de 100 mil milhões de dólares (76 mil milhões de euros) anuais a partir de 2020.

Os textos foram aceites pelos cerca de 190 países representandos em Cancún, excepto pela Bolívia, cuja discordância protelou a discussão. Foi formalmente aprovado pelo plenário às 3h30 (9h30 em Lisboa).

Em intervenções no plenário da conferência, sucessivos ministros e diplomatas saudaram os textos como um avanço significativo, depois do fracasso da última cimeira climática, em Copenhaga, no ano passado. A ministra mexicana dos Negócios Estrangeiros, Patricia Espisona – presidente da conferência e responsável por aproximar as posições divergentes de diferentes países – foi ovacionada durante a sessão.

“Vocês restauraram a confiança da comunidade internacional”, disse o ministro indiano do Ambiente, Jairam Ramesh. Já o chefe da delegação norte-americana, Todd Stern, afirmou que o conjunto de textos, "mesmo que não seja perfeito, é incontestavelmente uma boa base para avançarmos”. A União Europeia e o grupo dos países mais pobres também mostraram-se globalmente satisfeitos com o resultado.

Ainda assim, o acordo é considerado por muitos como insuficiente. "A vontade política para uma acção vigorosa ainda não é suficientemente forte para uma resposta global adequada para fazer face à ameaça climática", avalia a organização ambientalista Quercus, num comunicado. "Mas as acções nacionais mostram que os países reconhecem a necessidade e os benefícios de uma economia verde, e as conversações no quadro das Nações Unidas requerem essa confiança", completam os ambientalistas.

Os documentos vertem para textos oficiais das Nações Unidas alguns dos aspectos contidos no Acordo de Copenhaga - um pacto não-vinculativo adoptado há um ano, à margem do processo negocial da ONU.

Alguns aspectos centrais dos textos, segundo a agência Reuters:

Protocolo de Quioto
Os países comprometem-se a concluir o trabalho sobre o prolongamento do protocolo “o mais rápido possível e de modo a garantir que não haja um hiato entre o primeiro e o segundo período de cumprimento”. O primeiro período termina em 2012. O acordo pede mais esforços dos países desenvolvidos na redução de emissões, mencionando a necessidade de 25 a 40 por cento de redução até 2020, em relação a 1990, para manter o aquecimento global a um nível aceitável.

Acção de longo prazo
Reconhece a necessidade de “cortes profundos” nas emissões globais, de modo a manter o aumento da temperatura média global abaixo dos dois graus Celsius. Admite rever a meta para 1,5 graus Celsius. Determina que se estabeleça uma meta global de redução de emissões até 2050. Os países desenvolvidos devem liderar nos esforços, dado serem historicamente responsáveis por mais emissões. Os países em desenvolvimento devem adoptar “acções nacionais”, apoiadas internacionalmente, para controlar as suas emissões até 2020. As reduções que resultarem de apoio internacional serão verificadas externamente. As acções domésticas serão alvo de verificação interna.


Sem comentários: