segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ibermeteo - um caso interessante de empreendedorismo



Ontem o jornal Público trazia uma reportagem muito interessante sobre uma empresa rentemente criada por três jovens saídos da Universidade de Aveiro - a Ibermeteo. Esta empresa aposta num mercado inovador: a consultoria meteorológica feita à medida das empresas. Este é um execelente exemplo de empreendedorismo e que prova que, apesar da crise económica e financeira global e do elevado desemprego, nomeadamente de jovens licenceados, temos que ser pró-activos e ter espírito de iniciativa e não estar à espera que o Estado resolva os nossos problemas. Desejo o maoir sucesso para estes jovens.

Vejam a notícia:

Quando o Mau tempo Vira um Negócio

Um espectáculo, um evento desportivo ou um casamento arruinados por más condições climatéricas. Uma colheita estragada pelas intempéries ou uma obra de construção atrasada devido a chuvas fortes. Nada a fazer? A Ibermeteo acha que não e resolveu fazer do mau tempo um negócio. Lançada há quase um ano por três jovens, esta empresa de Coimbra quer afirmar-se numa área inovadora: a consultoria meteorológica. Empresas de construção como a Teixeira Duarte tornaram-se os seus primeiros clientes, mas a grande aposta pode ser as energias renováveis.

José Eduardo Baptista, Jorge Gonçalves e Tiago Rodrigues são os promotores do projecto. Todos jovens (24, 23 e 25 anos) e de pontos diferentes do país (Coimbra, Santa Maria da Feira e Viseu). Mal terminaram o curso de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica, na Universidade de Aveiro, optaram por não ficar à espera que a sorte lhes batesse à porta com um emprego. A ideia de criar uma empresa de consultoria na área meteorológica partiu de um dos professores do curso, Alfredo Rocha. O passo seguinte foi fazer uma prospecção de mercado, que revelou o que já existia pelo mundo nesta área de negócio. Por fim, reuniram 5000 euros para dar entrada no capital social da empresa, a que deram o nome de Ibermeteo.

O objectivo é "ajudar as empresas a diminuir os riscos e os prejuízos inerentes aos fenómenos meteorológicos, como a interrupção de obras ou o cancelamento de actividades desportivas, permitindo-lhes fazer uma prevenção e reprogramação das suas operações", explica Jorge Gonçalves. Tendo por base o modelo de previsão do tempo norte-americano WRF (Weather Research and Forecasting Model), a Ibermeteo "consegue ir ao local exacto onde o cliente está - à sua quinta, à obra de construção, e prever o tempo para os dias pretendidos".

Regra geral, as previsões do estado do tempo que estão disponíveis nos meios de comunicação social têm uma resolução de 40 por 40 quilómetros. O modelo da Ibermeteo tem uma de cinco por cinco quilómetros para Portugal Continental e de 25 por 25 na Península Ibérica, o que torna a previsão meteorológica muito mais fiável. "Desta forma, detectamos eventos meteorológicos de escala mais reduzida, como precipitação forte e localizada, granizo, trovoada", salienta Jorge Gonçalves. A empresa pretende, em breve, aumentar a resolução para um quilómetro por um em Portugal e de cinco para cinco na península.

Foi na área da construção civil que a empresa angariou os seus primeiros clientes. O consórcio DLOE (Douro Litoral Obras Especiais), que engloba a Teixeira Duarte, a Construtora do Tâmega, a Alves Ribeiro e a Zagope, tem recorrido aos serviços da Ibermeteo para duas obras na Zona Norte. Além disso, o projecto de consultoria atraiu o interesse de duas empresas que alugam e montam tendas para eventos - a Arquitetoldos e o Sítio do Passal.

É, contudo, na área das energias renováveis que a Ibermeteo espera conseguir mais oportunidades de negócio, junto das empresas que gerem parques eólicos e fotovoltaicos. "Estas empresas têm de prever o potencial eólico não só para planear a manutenção dos parques (realizando-a nos momentos em que haja pouco vento ou luz) como para estimar quanta energia vão produzir", explica José Eduardo Baptista. A Ibermeteo acredita que é nesta área que o seu negócio pode vir a ter mais sucesso, tendo já vários interesses empresariais que estão prestes a transformar-se em contratos.
Além de estar disponível para actuar nas mais diversas áreas de negócio, a Ibermeteo quer oferecer soluções à medida de cada cliente. Quando contratam os seus serviços, as empresas escolhem as variáveis que querem ver previstas (temperatura, precipitação, neve, geada), os dias e os meses em que quer essa previsão e o número de vezes por dia. A Ibermeteo disponibiliza previsões meteorológicas até quatro vezes por dia e pode avisar o cliente por email, por SMS ou através do site, que tem um sistema de acesso para cada cliente registado onde estão disponíveis os orçamentos, os relatórios e as previsões.

Com tantas possibilidades, torna-se difícil determinar uma escala de preços. "Se uma empresa de construção civil nos pedir previsões para uma obra, é uma coisa; se pedir para 20, é outra", afirma Tiago Rodrigues. Mas, no caso das energias renováveis, onde as empresas podem pedir previsões de tempo até quatro vezes por dia, todos os dias do mês, para um total de 70 parques, o preço a pagar ronda os 2000 a 2500 euros por mês.

"Esta fase inicial tem sido complicada", admite Jorge Gonçalves, pois "não há noção em Portugal de que este ramo de consultoria é importante". Prova disso foi a tentativa de apostar numa área de negócio - os transportes - que veio a revelar-se infrutífera.

A vaga de neve na Europa que, no início deste ano, fez parar dezenas de camionistas portugueses e trouxe prejuízos pesados inspirou a Ibermeteo a propor os seus serviços às empresas de transporte. Chegou mesmo a estar em cima da mesa um projecto com uma empresa de telecomunicações para criar um software de previsão meteorológica que disponibilizasse aos grupos de transportes várias informações sobre o estado do tempo, permitindo redefinir rotas. Mas a ideia acabou por não passar do papel

Fonte: Público on line

Site da Ibermeteo: http://ibermeteo.com/

Sem comentários: