segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Nova Linha Laranja (F) já está em funcionamento


A sexta linha do Metro do Porto entrou em operação comercial regular a 2 de Janeiro de 2011. São 10 novas estações, 4 parques e 7 quilómetros a somar à rede, ligando a Senhora da Hora a Fânzeres.
A abertura da Linha Laranja (F) marca uma nova etapa na história do Metro do Porto e no dia-a-dia dos habitantes do concelho de Gondomar. O Metro do Porto volta-se assim para a zona oriental da cidade e passa a disponibilizar um novo meio de transporte a dezenas de milhar de pessoas na Área Metropolitana, com um serviço cómodo, económico, rápido, eficaz e seguro.

A Linha Laranja liga a Estação da Senhora da Hora e a Estação de Fânzeres sem necessidade de transbordo. As novas estações Contumil, Nasoni, Nau Vitória (as três no concelho do Porto), Levada, Rio Tinto, Campainha, Baguim, Carreira, Venda Nova e Fanzeres (Gondomar), estão equipadas com máquinas de venda e carregamento de títulos, validadores e novos suportes de informação ao público.

Tempos de viagem
A partir de Janeiro, uma deslocação de Fânzeres à Senhora da Hora passa a demorar cerca de 39 minutos e cerca de 18 minutos de Fânzeres ao Estádio do Dragão. Para chegar a Rio Tinto a partir do Estádio do Dragão, serão necessários apenas 9 minutos, de Fânzeres à Trindade uns 26 minutos e até à Casa da Música serão 30 minutos. O título de viagem necessário para ir de Fânzeres ou de Rio Tinto até à Senhora da Hora, Trindade ou Casa da Música será o Z3 (1,25 euros).

Serviço
 A frequência de circulação dos veículos na Linha Laranja será de 15 minutos (entre as 7H00 e as 21H00, nos dias úteis e aos sábados).

Parques Metro
 Assim, nas estações de Campaínha, Baguim, Venda Nova e Fânzeres estão disponíveis parques de estacionamento automóvel, gratuitos, com capacidade para acolher um total de 462 veículos. O objectivo é sempre aumentar a qualidade de vida e a mobilidade de toda a população da zona envolvente.

Com o início das verificações técnicas – que irão prolongar-se até ao final deste ano -, o Metro passa a constituir um novo elemento no meio urbano, pelo que peões e automobilistas devem observar um conjunto de regras. A segurança é a maior prioridade do Metro do Porto: consulte, aqui, os cuidados que deve ter.

Fonte: Metro do Porto

Sem comentários: