sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mudança brusca do estado do tempo no continente a partir do fim de semana




Segundo o Instituto de Meteorologia o estado do tempo sofrerá alterações significativas a partir de amanhã, sábado, dia 22 devido a uma depressão que se encontra localizada a sul do Algarve e que se deslocará durante o dia de amanhã para o interior da Península Ibérica, provocando para amanhã sábado, céu muito nublado nas regiões do interior sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos por vezes acompanhados de trovoada, estendendo-se esta situação no final do dia ao norte do território. Prevê-se igualmente uma ligeira descida na temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

A partir de domingo, 23 de outubro, o tempo em Portugal Continental passará a estar influenciado por sistemas depressionários, com superfícies frontais associadas, localizados entre a Galiza e as Ilhas Britânicas, que acentuarão a mudança significativa do estado do tempo.

Assim, domingo, 23 de outubro, um sistema frontal deverá dar origem à ocorrência de precipitação no litoral, no início da tarde, que se estenderá gradualmente a todo o País e que ao final da tarde e madrugada de segunda-feira, poderá ser forte e acompanhada de trovoada e granizo. O vento irá aumentar gradualmente de intensidade ao longo do dia, sendo moderado a forte e nas terras altas forte a muito forte, com rajadas da ordem dos 100km.

Após a passagem deste sistema frontal prevê-se a ocorrência de aguaceiros que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e uma acentuada descida da temperatura, em especial da máxima, na segunda-feira, com valores no norte e centro a variar entre 12ºC e os 15ºC e no sul entre os 16ºC e os 18ºC. A partir de terça-feira, dia 24, prevê-se uma acentuada descida da temperatura mínima que poderá atingir valores abaixo dos 5ºC nalguns locais do interior norte e centro.

Prevê-se que estas condições do estado do tempo, caraterizadas por precipitação por vezes forte e temperaturas consideravelmente inferiores às que se têm registado nos últimos dias, se mantenham durante a semana, esperando-se designadamente para quarta-feira e quinta-feira, dias 26,e 27, a ocorrência de mais um episódio de precipitação forte associado à passagem de novo sistema frontal no território do continente.

O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua página de Internet www.meteo.pt 

Fonte: Instituto de Meteorologia

Sem comentários: