segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Paul Rusesabagina: o Homem por detrás da personagem de Don Cheadle em Hotel Ruanda



Paul Rusesabagina (nascido a 15 de Junho de 1954) é um cidadão de Ruanda internacionalmente reconhecido pela sua actuação humanitária durante o Genocídio de Ruanda em 1994.

Paul era da etnia hutu enquanto sua mulher era da etnia tutsi. Durante os combates abrigou a sua família no hotel Les Mille Collines em Kigali, de propridade do grupo belga Sabena, onde era gerente. Com a saída dos hóspedes do hotel, Paul abre-o aos refugiados, salvando assim mais de 800 pessoas.

A história de Paul Rusesabagina ficou internacionalmente conhecida quando foi retratada no filme Hotel Ruanda de 2004, numa actuação de Don Cheadle nomeado ao Óscar.

Em 2005 recebeu do presidente americano George W. Bush a "Presidential Medal of Freedom" dos EUA.

Atualmente vive em Kraainem, na Bélgica com sua esposa Tatiana, seus filhos e seus sobrinhos, onde montou uma empresa de transportes.

De seguida podem ver alguns vídeos sobre a figura de Paul Rusesabagina.





2 comentários:

Cátia Cunha disse...

Professor, há dias vi esta notícia e não pude deixar de me lembrar deste esplêndido filme que nos mostrou no 12º ano:
http://www.publico.pt/Mundo/heroi-de-hotel-ruanda-acusado-de-actividades-ilicitas_1463136

Um beijinho,Cátia

Eduardo Vales disse...

Obrigado, Cátia, pela tua informação. Espero que as acusações referidas na notícia não sejam verdadeiras e que tudo não passe de questiúnculas políticas. Eu sei que ninguém é perfeito mas todos nós gostariamos de continuar a acreditar naquelas pessoas que habituamo-nos a respeitar e admirar.

Um beijinho e volta sempre ao blogue. És sempre muito bem-vinda.