sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As cheias na Austrália e no Brasil - por que é que o impacto das catástrofes naturais é diferente nos dois países?



As chuvas e os deslizamentos de terras que atingiram a região serrana do estado do Rio de Janeiro na passada quarta-feira já provocaram a morte de pelo menos 500 pessoas. As prefeituras dos municípios atingidos indicaram que em Nova Friburgo já foram encontrados 225 corpos, em Teresópolis 223, em Itaipava 39, em Sumidouro 19 e em São José do Vale do Rio Preto 4. O número de desalojados chega aos 13 mil.

Esta já é considerada a maior tragédia climática da história país. O número de vítimas já ultrapassou as 436 registadas em 1967 na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.

A chuva que se abateu sobre estas regiões na noite de terça para quarta-feira foi tão intensa na região a norte do Rio de Janeiro que se estima que, em apenas uma noite, tenha chovido o equivalente ao previsto para todo o mês de Janeiro.

Como é que ocorrem estes deslizamentos de terras?

Um grande volume de chuva caiu nos últimos dias sobre os montes da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Por sobre estes, a capa de solo de Mata Atlântica é muito instável. Em alguns sítios não ultrapassa o metro e meio de espessura. A vegetação também não consegue reter a enxurrada porque, por debaixo da capa de solo, as raízes das plantas não se conseguem agarrar à pedra. Quando a água encharca o solo, este desprende-se da rocha e resvala - como uma avalancha -, para níveis inferiores, onde abundam as construções.

Por que é que o impacto das catástrofes naturais é diferente em países como o Brasil e a Austrália?

As realidades sociais influenciam também o impacto das catástrofes. Basta comparar a situação vivida no No Rio de Janeiro e no Nordeste da Austrália.

Até a cor da água do Brasil é diferente do lago que se formou na Austrália. As torrentes que arrastaram casas, pessoas, árvores e carros das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, eram lamacentas. A água das cheias na Austrália, não.

As chuvadas que caíram no Brasil mataram pelo menos 500 pessoas e produziram um cenário muito mais desolador. Na Austrália terão morrido 15 pessoas.

O que se passou na região do Rio de Janeiro é fruto da ausência de ordenamento do território, nomeadamente da urbanização desenfreada e que privilegia os mais favorecidos (que habitam nas melhores zonas das cidades e as mais seguras) e expulsa para a periferia as pessoas mais pobres, que acabam por ocupar áreas de risco em zonas com grande declive, que foram previamente desflorestadas, o que faz aumentar a escorrência superficial, o risco de enxurradas e de deslizamentos de terrenos. Este risco tem aumentado de há 20 anos para cá, devido à explosão urbana cada vez mais desordenada, impermeabilizando artificialmente os solos. A água acaba por infiltra-se em zonas preferenciais onde não há casas e os terrenos impermeáveis apanham com água a dobrar.

Já a Austrália, um país desenvolvido e ordenado, existem políticas de combate contra as catástrofes naturais. As construções estão preparadas para os fenómenos excepcionais que têm potencialidade de causar tragédias.

Por outro lado, o Brasil tem uma densidade populacional muito maior com uma população pobre muito grande em situações de maior risco, tornando mais propenso este tipo de acontecimentos. Todos estes factores se conjugam para que uma situação de calamidade aconteça. A solidez das estruturas e os sistemas de resposta é muito maior na Austrália do que no Brasil. Estas situações têm mais que ver com a organização da sociedade e o serviço público do que com a riqueza per capita.

Como é que se pode resolver estas situações e diminuir os riscos de novas catástrofes como esta que ocorreu no Brasil?

É possível mudar com uma política urbana, que privilegie um maior ordenamento das urbanizações, com acções que favoreçam a drenagem, com a criação de mais espaços verdes e com a recuperação da mata, com o combate à impermeabilização artificial dos solo e a limpeza dos leitos dos cursos de água e das sarjetas. Só o ordenamento pode evitar nova tragédia.

Fonte: Público

O vídeo que se segue mostra algumas reportagens sobre esta tragédia e ainda algumas explicações sobre as causas da mesma.

5 comentários:

José María Souza Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José María Souza Costa disse...

Até quando ?
Passei aqui lendo o que tem pra ler. E observando o que tem para observar. E Exaltando o que tem de ser Exaltado. Estou lhe desejando um Tempo de Harmonia e de muita Inspiração. Entendo ter um blogue Agradavel, muito bom e Interessante. Eu, também tenho um. Muito Simplório por sinal. E estou lhe Convidando a Visitá-lo e, mais. Se possivel Seguirmos juntos por eles. Estarei Muito Grato esperando por Você lá.
Abraços de verdade e, fique com DEUS

Eduardo Vales disse...

Muito obrigado pelas suas palavras. É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido e muito especialmente pelo facto de virem de alguém que é do outro lado do Atlântico, de um país irmão como é o Brasil.

Aliás fico sempre muito feliz pelo facto do meu blogue ser visitado e acompanhado por muitos brasileiros. Afinal de contas temos a mesma língua (agora até temos um acordo ortográfico)e fortes laços históricos e culturais.

É o mundo global, da Internet da blogosfera e, neste caso, da lusofonia.

Já tive a oportunidade de dar uma vista de olhos no seu blogue que me pareceu muito pessoal, criativo e interessante. Vou colocá-lo na minha lista de blogues.

Prometo que vou tentar acompanhá-lo dentro do possível.

Até qualquer dia!

Eduardo Vales

Notícia em Verso disse...

A chuva ainda não deu trégua, o sol não raiou
As pessoas ainda juntam os cacos do que restou
É preciso força para retomar a vida, o mundo
Depois de se perder quase tudo num segundo

Tragédia natural não é exclusividade, é verdade...
Por que, então, sofremos mais com as tempestades?
Deus é brasileiro, não temos terremotos nem furacão
Mas pecamos no planejamento, vontade e organização

Portugal passou por suplício como o que se apresenta
Em falecimentos, só 10% daqui: pouco mais de quarenta
Na terra que zombamos ter pouca inteligência
Governos dão de goleada quando há urgência

A Austrália, do outro lado, foi ainda mais exemplar
Como mostrou, na TV, um brasileiro que lá foi morar
Eles monitoram o nível dos rios com grande precisão
Por carta, avisaram todos com 24 horas de antecipação

Mas aqui o relevo é outro, uns dirão
Por si só não justifica, não é explicação
Populismo, impregnado, responde por esse mal
Ah, se nossa inteligência fosse a de Portugal...

(http://noticiaemverso.blogspot.com)
Twitter: @noticiaemverso

Eduardo Vales disse...

Ainda que o assunto seja trágico, não há dúvida que estes versos são muito originais e verdadeiros. Parabéns pela sua criatividade.
Esperemos que o crescimento económico registado no Brasil nos últimos anos seja utilizado para o desenvolvimento social e ambiental do país e para a segurança e bem estar de todos os brasileiros de modo a que estas tragédias não se repitam ou sejam minimizadas, como acontece, por exemplo, na Austrália.

Um abraço

Eduardo Vales