quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aldeias Históricas de Portugal

Chega o mês de Setembro e, como é habitual, regressa o trabalho e, é claro, o blogue "Um Mundo Global" para mais um ano de actividade (a caminho do quinto ano de actividade). Espero que este ano seja mais interactivo e que o número de comentários aumente significativamente em relação aos dois últimos anos.

Para começar nada melhor do que mostrar algumas imagens de lugares por onde passei nestas férias e que são muito marcantes na afirmação da identidade cultural de Portugal. Nestas férias fiz uma boa parte da chamada "Rota das Aldeias Históricas de Portugal". Andei por terras da Beira Baixa e da Beira Alta e passei por lugares inesquecíveis que fazem parte das "Aldeias Históricas", como Idanha-a-Velha, Monsanto, Sortelha, Castelo Mendo, Almeida e Belmonte.

As Aldeias Históricas são antiquíssimos núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, de grande importância histórica. Erguem-se normalmente em terras altas, pois constituíam núcleos de defesa das populações que nelas se estabeleceram, ainda antes da denominação romana. Destacam-se pela arquitectura militar, pois a maioria encontra-se rodeada de muralhas e desenvolve-se junto de um castelo.

O Programa de Aldeias Históricas, formulado pelo governo português em 1991, desde então restaurou as seguintes aldeias na Beira Interior (Parte da antiga Beira Alta e Beira Baixa):
Almeida (vila)
Castelo Mendo
Castelo Novo
Castelo Rodrigo (vila)
Idanha-a-Velha
Linhares da Beira
Marialva
Monsanto (vila)
Piódão
Sortelha

Em 2003, foram incluidas no programa as seguintes povoações medievais:
Belmonte (vila)
Trancoso (cidade)

Outras aldeias talvez merecessem esta classificação como, por exemplo, Castelo Bom.

Para saberem mais sobre as "Aldeias Históricas de Portugal" consultem o site oficial: http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/

Fiquem com alguns vídeos que encontrei no Youtube alusivos às Aldeias Históricas de Portugal.



Sem comentários: