segunda-feira, 17 de outubro de 2011

18 de Outubro - Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos

No dia 18 de Outubro comemora-se o Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos, lançado pela Comissão Europeia em Outubro de 2007. Este é um crime que faz milhares de vítimas, nomeadamente entre a população mais jovem, sendo por isso importante alertar, passar a palavra, informar, prevenir, denunciar. A Associação Justa Crítica, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, associa-se a este dia através de um programa diversificado que tem como público alvo preferencial a população juvenil que vive, estuda ou trabalho no Porto, que decorrerá a partir das 15h00 nos Aliados, e que contará, entre outras individualidades, com a Vereador do Pelouro do Conhecimento e da Coesão Social, Prof. Guilhermina Rego.

PROGRAMA:
15:00 Recepção e Concentração de Jovens
15:00—16:00
Performances de Rua pela Associação Justa Crítica, Avenida dos Aliados
Palco Praça da Liberdade - Intervenções (a confirmar)
16:00 - Concerto GiraSol
17:00 - Concerto SLIMMY

Uma iniciativa da Organização Juvenil Justa Crítica, uma organização sem fins lucrativos, que pretende promover nos jovens uma cultura de educação para a paz e para o direito à diferença, através das mais diversas actividades. Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Porto Social e da PortoLazer.

Fonte: Porto Lazer



O tráfico de seres humanos é um atentado aos direitos humanos e uma forma de escravidão alicerçada em lógicas de exploração sexual e laboral, associado a fenómenos sociais como a pobreza e a exclusão social.

A organização “Juntos contra o tráfico de seres humanos”, baseando-se em estimativas internacionais, refere que o tráfico de pessoas é o terceiro comércio ilegal mais lucrativo, depois do tráfico de armas e de drogas, gerando 27 biliões de euros anuais.

Segundo a Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), todos os anos, 800 mil a 2,4 milhões de pessoas são vítimas do tráfico de seres humanos no mundo.

Mulheres e crianças são os dois grupos mais vulneráveis ao tráfico de seres humanos, um crime transnacional cometido por redes difíceis de desmantelar, cujo combate se assinala hoje na forma de dia internacional.

3 comentários:

Fábio Ferreira disse...

é bastante positivo campanhas deste tipo, pois desta forma é possível cada vez mais alertar todas as pessoas para este grande perigo.
Devia também ser divulgado outros tipos de campanhas como por exemplo contra a violência domestica , pois é um assunto que é muitas vezes ignorado, e na minha opinião é muito grave um ser humano poder abusar fisicamente e psicologicamente de outro.
Fábio Ferreira nº10 12ºJ

Rui Sousa disse...

Apesar de achar uma campanha bastante interessante e necessária, pois este crime desumano é cada vez mais frequente, tenho pena e acho ridiculo a pouca propaganda que esta campanha teve. Penso que se devia anunciar mais para toda a gente aderir, para não acabar, pois há redes já extremamente desenvolvidas e organizadas, mas pelo menos, sensibilizar as pessoas de forma a diminuir significativamente esta desumanidade de certos seres humanos. É inconcebivel como há pessoas que conseguem usar assim outras pessoas, quando nos deviamos apoiar e proteger uns aos outros devido aos tempos dificeis que correm a todos os niveis. E apesar de saber que nem todas as crianças podem ter a publicidade que algumas pessoas tem quando são dadas como desaparecidas, ainda assim acho que devia haver mais informaçoes em jornais, revistas, de forma a mais pessoas poderem ser identificadas e encontradas, pois só quem passa por isso sabe o sofrimento que passa.
Relativamente ao comentário anterior concordo, pois também é desumano tratarem assim outra pessoa, ainda para mais, como na maioria dos casos a pessoa que prometeram "amar e respeitar para sempre" , mas as pessoas agredidas deveriam ser encorajadas a apresentar queixa para acabar de vez com o sofrimento.
Rui Sousa, 12J, 21

Rui Sousa disse...

não para acabar*