sábado, 10 de julho de 2010

Tsunami meteorológico na costa algarvia?


No final do dia 6 de Julho de 2010 o estado do tempo na região sul do continente foi condicionado por uma região depressionária na parte oeste da Península Ibérica que se estendia desde o norte de África e por uma depressão em altitude centrada entre a Madeira e Casablanca, com actividade convectiva no bordo nordeste, sobre o golfo de Cádiz. A partir do final tarde, desenvolveram-se nesta região células convectivas em deslocamento para norte caracterizadas por fortes correntes descendentes associadas a rajadas à superfície. Esta situação, passou a atingir a costa sul do Algarve a partir das 21 horas locais (20 horas UTC) – Anexo 1, estendendo-se para norte até à região da grande Lisboa, durante a madrugada e princípio da manhã do dia seguinte.

Durante este período registaram-se variações bruscas da pressão atmosférica nas estações costeiras do Algarve (Anexo 2). Na noite do dia 06, salienta-se em Faro a diminuição de 3.7 hPa em 1h40 (entre as 21:00 e 22:40 UTC) e em Sagres a diminuição de 3 hPa em 10 minutos (entre as 21:40 e 21:50 UTC) e de 4.8 hPa em 40 minutos (entre as 22:20 e 23:00 UTC). Igualmente é de salientar na manhã do dia 07 uma variação de 2.5 hPa em 1 hora em Faro (entre 07:20 e 08:20 UTC).

Paralelamente verificaram-se variações do nível médio do mar da ordem dos 30 cm de acordo com as séries de observações maregráficas das estações de Lagos e de Huelva (Anexo 3), coincidindo com alguns relatos efectuados pela população das regiões costeiras do Algarve e Alentejo.

Este fenómeno está a ser investigado pelo IM, I.P., colocando-se a hipótese, numa análise preliminar, de ser um tsunami meteorológico, cujas características se enquadram nas do fenómeno que se verificou.

O tsunami meteorológico, é um fenómeno gerado por perturbações atmosféricas. As ondas associadas podem ser originadas por ondas gravíticas atmosféricas, passagens de frentes, linhas de borrasca, entre outros fenómenos atmosféricos. O tsunami meteorológico é caracterizado pelas mesmas escalas espaço-temporais das ondas associadas a um tsunami de origem sísmica, e podem de forma semelhante afectar zonas costeiras, sobretudo em águas pouco profundas, tais como, baías e portos, apresentando uma forte amplificação e propriedades de ressonância.

Há relatos de que um operador que estava a embarcar turistas no cais de Silves viu o seu barco ficar em seco de repente, depois das águas do rio terem baixado cerca de meio metro.

Na Ria Formosa, há o caso do barco que fazia a ligação entre Olhão e a Praia do Farol que terá ficado momentaneamente encalhado, quando a altura das águas baixou de forma muito rápida.

Estes tsunamis meteorológicos são mais frequentes em zonas do Mediterrâneo, por exemplo, como as Ilhas Baleares.

Em Portugal, por serem muito raros, os tsunamis meteorológicos não têm nenhum nome especial. Mas são conhecidos por rissaga (Catalunha), milghuba (Malta), marrobbio (Itália) ou abiki (Japão).

Fonte: http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/meteotsunami_07072010.html

Vejam aqui o vídeo de um tsunami meteorológico em Espanha:



Sem comentários: