quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Equinócio do Outono - Dia 23 de Setembro pela 10.15 horas



Hoje é o equinócio de Setembro. Chegou o Outono. É uma das minhas estações preferidas principalmente pela luz outonal e pela grande beleza que nos oferecem as florestas com árvores de folha caduca, que nesta altura apresentam as folhas com cores muito intensas, detacando-se os amarelos, castanhos e vermelhos, numa autêntica sinfonia de cores quentes. Quem é que não sente um prazer especial em passear a pé por cima dos "tapetes" naturais constituídos por folhas que vão caíndo pouco a pouco com os primeiros ventos outonais e com a descida gradual das temperaturas. É a altura do ano em que Trás os Montes é a região mais bela do país devido às grandes manchas de carvalhos, castanheiros e nogueiras que proporcionam paisagens de sonho.


Equinócio significa "noite igual" e acontece quando o Sol "passa" pelo equador, dando origem a um dia em que a duração do dia é a mesma da noite.

A palavra Equinócio vem do latim (aequinoctiu = noite igual; aequale = igual + nocte = noite ) e indica o instante em que, ao meio-dia, em uma localidade na linha do Equador, há um ponto onde os raios solares têm uma incidência perpendicular à sua tangente. Nesse instante, os raios solares estão paralelos ao plano do Equador e perpendiculares ao eixo de rotação. Ambos os hemisférios são iluminados igualmente, o que faz com que a duração do dia (período iluminado) e da noite (período escuro) sejam iguais.

Esse fenómeno ocorre duas vezes ao ano, entre os dias 20 e 21 de Março e entre 22 e 23 de Setembro. Tomando como base o hemisfério Norte, correspondem respectivamente ao início do Primavera e ao início da Outono.

Fiquem agora com uma bela canção de Djavan que tem por título precisamente "Outono". Contem algumas imagens belíssimas de Outono.


Sem comentários: