sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jonh Lennon - Imagine (70º aniversário do seu nascimento)


Hoje gostaria de recordar a figura de Jonh Lennon que faria amanhã 70 anos se, infelimente, não tivesse sido assassinado em 8 de dezembro de 1980, em Nova York, por Mark David Chapman, quando regressava a casa, vindo do estúdio de gravação, junto com a mulher (Yoco Ono).

John Winston Ono Lennon nasceu em Liverpool (Inglaterra) em 9 de Outubro de 1940, foi um músico, compositor, escritor e activista em favor da paz.

John Lennon ganhou notoriedade mundial como fundador do grupo de rock britânico The Beatles. Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com James Paul McCartney o que seria uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney.

Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou oficialmente o fim dos Beatles. Antes disso, John Lennon havia lançado outros dois álbuns experimentais, "Life with lions" e "Wedding album". Também lançara o compacto "Cold Turkey" e o disco ao vivo "Live peace in Toronto", creditados a banda "Plastic Ono Band", com a participação de Eric Clapton. No final do ano, sai o primeiro disco solo de Lennon, após o fim dos Beatles: John Lennon/Plastic Ono Band, que contou com a participação de Ringo Starr, Yoko Ono e Klaus Voormann.

Dentre as composições de destaque de John Lennon (creditadas a Lennon/ McCartney) estão "Help!", "Strawberry Fields Forever" e "All You Need Is Love", "Revolution", "Lucy in the Sky with Diamonds", "Come Together","Across the Universe,"Don't Let Me Down" e na carreira solo "Imagine", "Happy Xmas (War Is Over)", "Woman", "(Just Like) Starting Over" e "Watching the Wheels".

Em 2008, John foi considerado pela revista Rolling Stone, o 5º melhor cantor de todos os tempos.

Para o recordarmos mais uma vez, deixo-vos uma das minhas canções favoritas e sem dúvida uma das melhores canções de sempre: Imagine. Mais abaixo podem acompanhar a letra da canção.



Fonte: Wikipédia

Imagine

Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isnt hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the people
living life in peace...

Imagine no possessions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of men,
imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I'm a dreamer,
but Im not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one

John Lennon

1 comentário:

SM disse...

De facto John Lenon é uma figura notável no mundo da música. Na televisão deu uma pequena reportagem sobre este cantor e de seguida os meus pais relembraram um pouco a sua juventude, pois os The Beatles foram um dos grupos que eles mais gostavam. Apesar de não ser do nosso tempo e esta banda já ter acabado há 4 décadas, penso que as músicas deles continuam ainda bem vivas. Devo dizer que gosto imenso desta música a solo de John Lennon. Para além de ser uma música muito bonita, deveriamos reflectir sobre a sua letra assim como imaginar como seria o mundo descrito por John Lennon.