domingo, 10 de outubro de 2010

A Montanha do Pico, nos Açores - O Ponto Mais Elevado de Portugal (2 351 m)

A Montanha do Pico (ou Ponta do Pico, ou ainda simplesmente Pico) é o ponto mais alto do vulcão do mesmo nome na ilha do Pico, no arquipélago dos Açores. O cume da montanha está a 2.351 m acima do nível médio do mar, sendo o ponto mais alto de Portugal. É também o ponto mais alto da dorsal meso-atlântica, embora existam pontos mais altos em ilhas atlânticas, mas fora da dorsal. Medido a partir da zona abissal contígua, o edifício vulcânico tem quase 5.000 m de altura, quase metade submersa sob as águas do Atlântico.

A Montanha do Pico foi inicialmente classificada como reserva em Março de 1972 para e por diploma datado de 12 de Maio de 1982 lhe ser atribuído o estatuto de Reserva Natural da Montanha do Pico pelo Decreto Regional 15/82/A.

O Vulcão do Pico é muito recente em termos geológicos (aproximadamente 750 mil anos de idade), entrando em actividade pela última vez no seu flanco sueste (São João) no século XVIII.

É escalável por trilhos marcados ou por serviço de um guia. No caso de querer escalar a montanha certifique-se que está em boas condições de saúde, tem equipamento adequado para as mudanças meteorológicas e que tenha um guia ou alguém que conheça bem a montanha. Podem ocorrer, muito rapidamente, mudanças meteorológicas que podem pôr em perigo as pessoas, podendo causar situações de pânico devido ao facto de se poder facilmente perder o trilho.

Subir a montanha é uma experiência fantástica e disponível a todos os que estiverem aptos a actividades físicas e que possuam vontade. No entanto, apresenta um grau de dificuldade relativamente elevado, especialmente na parte mais elevada. Demorei 3 h e 45 m a escalar a montanha desde a sua base (local onde termina a estrada). O nascer ou pôr do sol visto a partir do seu ponto mais alto (Piquinho ou Pico Alto) é uma experiência fantástica e única, segundo os testemunhos de muitas pessoas.

Na parte mais baixa das suas encostas encontra-se a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada pela UNESCO como património mundial.

A montanha do Pico alberga uma flora de grande diversidade e raridade, incluindo espécies endémicas no arquipélago.

Fonte: Wikipédia (adaptado)

De seguida vejam mais algumas imagens belíssimas desta montanha que todos os portugueses deviam conhecer, pelo menos uma vez na sua vida.

1 comentário:

Unknown disse...

belas informaçoes,obrigada.