quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Consumption

Recupero o vídeoclip Consumption sobre o consumismo associado à globalização.



Numa época de crise faz todo o sentido continuar a dizer-se:

Keep on buying... so mutch i don't need! ...

1 comentário:

Mixtur'Arte disse...

Eu acho que o consumismo já vem de há muitos e muitos anos atrás. Se repararmos bem, quando se deu os "Loucos anos 20", o comportamento das pessoas em poupar o que tinham para um futuro mudou radicalmente, após a guerra, as pessoas só pensavam em gastar tudo o que tinham para aproveitar a vida ao máximo, digamos assim. Podemos então dizer que já naquela época as pessoas gastavam em demasia em coisas que eram dispensáveis, o mesmo se aplica na sociedade actual.
Acho que as pessoas de hoje são "consumo-dependentes" (eu sei que a palavra não existe, mas é uma forma de exemplificar), tudo que vêm na televisão correm a comprar, mesmo que não faça falta, isto não é só marketing atractivo é o consumismo, este chega mesmo a tornar-se num ciclo vicioso para algumas pessoas que até contraem dívidas devido ao consumismo exagerado.
Nos dias que hoje correm, acho que a sociedade tem que ser "reprogramada" de forma a saber exactamente aquilo que realmente faz falta, ou seja, os bens essenciais, o que realmente interessa e não comprar tudo que passa na televisão, pois na maioria dos casos não faz falta. São gastos supérfluos numa sociedade em crise, o que muita gente ou não vê ou não quer vê (o pior cego é o que não quer ver).
Pergunto-me eu, quando é que as pessoas vão realmente entender que estamos em crise?