sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A globalização não é para todos

Hoje partilho convosco dois vídeos que já passaram por este blogue e que foram apresentados recentemente nas minhas aulas de Geografia C de 12º ano: "Chicken a la Carte", de Ferdinand Dimadura (2005)  e "Offer", um videoclip feito a partir de uma canção de Alanis Morissette, com legendas em português (do Brasil). Ambos os vídeos dão que pensar sobre o mundo em que vivemos em que uns têm tudo e outros nada. Infelizmente, a globalização não é para todos.


Aviso: ambos os vídeos contêm algumas imagens que podem chocar pessoas mais sensíveis (mas é a realidade nua e crua).



1 comentário:

Carolina Roseira Rodrigues disse...

À medida que vamos prosseguindo com este tema inicial da globalização, lentamente nos apercebemos que esta revela duas vertentes: uma que mostra os seus avanços benéficos e por outro lado, outra que revela as suas dificuldades em se “integrar” nas sociedades e povos menos desenvolvidos.
Penso que com a visualização destes dois vídeos, a nossa noção de globalização mudou significativamente. O que era para nós um fenómeno que pretendia alargar/expandir as diferentes culturas, serviços, ideais políticos, modelos financeiros, (etc), acabou perfilhando uma direcção oposta, pois hoje em dia maior são as desigualdades/diferenças e menor é o tão relevante sentimento de união e partilha para com os outros.
O facto de por muitas vezes sermos neutros e imparciais (no geral), frente a este problema da desigualdade, leva-me a dizer que esse sim é global, esse sim representa a globalização e reforça a ideia de que esse processo de expansão não é para todos, infelizmente.

Carolina Roseira Rodrigues
12º J