sábado, 26 de setembro de 2009

Tempestade de areia faz Sydney amanhecer sob nevoeiro vermelho


Uma grande tempestade de areia fez Sydney, a maior cidade da Austrália, amanhecer na passada quarta-feira sob um impressionante e espectacular nevoeiro vermelho, paralisando a actividade da cidade no começo dessa manhã.
Vejam a notícia do fenómeno no site do jornal brasileiro "Dia":

A nuvem de areia vermelha, que parecia um grande incêndio florestal, fez com que alguns residentes da cidade ligassem para as rádios dizendo que o "fim do mundo" havia chegado. Em poucas horas, o tom vermelho suavizou-se e começou a ficar próximo do amarelado.

A tempestade de areia, procedente do deserto do interior do país, começou durante a noite e afectou grande parte do estado de Nova Gales do Sul, com ventos superiores a 100km/h. O transporte público ficou suspenso e as autoridades sanitárias emitiram um alerta para que os cidadãos com problemas respiratórios, asma, ou problemas de coração não saiam à rua.

Vários voos internacionais tiveram que ser atrasados ou desviados para Melbourne e Brisbane, e as partidas do porto foram canceladas pela pouca visibilidade.

O fenómeno foi atribuído à seca que assola vastas zonas do país.

A areia cobre desde Newcastle, cerca de 160 quilómetros ao norte de Sydney, até Dubbo, 500 quilómetros para o interior e Wollongong, 85 quilómetros ao sul, onde as chuvas criaram rios de lodo.



Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2009/9/tempestade_de_areia_faz_sydney_amanhecer_sob_penumbra_vermelha_36626.html

1 comentário:

Unknown disse...

Este é o tipo de imagens a que damos o nome de «Belo Horrível», porque a imagem é linda, e a foto que o homem está tirar também deve ter ficado mesmo bem xD... mas a aflição das pessoas, a terem dificuldades de respirar e a chegarem a pensar que era o fim do mundo... é decerto uma sensação de medo intenso.