A Globalização é um processo multidimensional (económico, social, político e cultural) através do qual as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transacções financeiras e comerciais e difundem aspectos culturais à escala planetária.
Caracteriza-se pela difusão a todo o planeta de modelos (económicos, sociais e políticos e culturais) de forte inspiração ocidental (EUA, Europa Ocidental), baseados na economia de mercado (capitalista) e na organização social e política do tipo liberal, e traduz-se num fluxo crescente de bens, pessoas, capitais, informações e serviços à escala global.
A globalização caracteriza-se, entre outros aspectos, pela:
- difusão do modelo liberal de economia de mercado;
- intensificação das trocas comerciais de natureza diversa à escala mundial;
- concorrência acrescida/competição feroz entre empresas;
- crescente importância das ETN como actores do processo de globalização;
- domínio das trocas ditas transnacionais e intra-empresariais;
- abertura das fronteiras aos grandes fluxos planetários (de bens, pessoas, capitais, informações e serviços comerciais);
- diminuição/”desnacionalização” do papel/peso do Estado;
- deslocalização contínua das empresas, procurando reduzir os custos de produção;
- utilização crescente das novas tecnologias de informação e comunicação.
- consumo de massas de produtos standard.
A Globalização tem aspectos positivos, a saber:
- o sistema de trocas internacionais favorece a especialização e a eficiência produtiva, permitindo a cada país aperfeiçoar-se nas produções em que possui vantagens comparativas;
- o fluxo de capitais e de pessoas e a internacionalização das empresas, facilitam a difusão internacional das inovações e o progresso científico, alargando as possibilidades de produção;
- os consumidores ganham ao adquirirem bens a preços mais baixos, devido à redução dos custos de produção, e ao acederem a uma maior diversidade de bens e serviços.
No entanto, a globalização também acarreta também muitos problemas. Os três cartoons que se seguem evidenciam três dos principais problemas que estão associados à Globalização que gostava que comentassem.
Para terminar, deixo-vos um pequeno trabalho em vídeo realizado por alunos brasileiros para a disciplina de Geografia.
1 comentário:
Como temos vindo a falar nas aulas de Geografia C, a Globalização está cada vez mais presente nas nossas vidas. Como é o caso dos restaurantes McDonalds, que estão presentes por todo o lado. Posso dar o exemplo da importância desta cadeia alimentar em Bucareste.
Uma das coisas que reparei, enquanto caminhava em direcção à Praça Romana, que é próximo do centro da cidade,foram duas placas, que apontavam em direcções diferentes, em que numa dizia "McDonalds a 100m" e a outra dizia "McDonalds a 250m"!
Já para não falar na influência que a TV tem na globalização. Estamos cada vez mais a ser controlados pela televisão, e muitos de nós sentem-se cada vez mais "obrigados" a comprar todos os gadgets ou roupas, que vemos diáriamente no pequeno ecrã, só para se sentirem parte da sociedade.
Tal como dizia o grande Jim Morrison "Do you know we are ruled by TV?"
Ana Blimundo
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