segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A guerra contra o narcotráfico nas favelas do Rio de Janeiro

São verdadeiramente impressionantes as imagens que nos têm chegado, nos últimos dias, da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Trata-se de uma verdadeira guerra urbana que envolve 2600 polícias, militares, incluindo pára-quedistas e polícia de choque, apoiada por helicópteros e os traficantes de droga.

O presidente brasileiro Lula da Silva considerou “um sucesso” a operação levada a cabo por cerca de 2600 polícias e militares , e que conseguiu assumir o controlo do Complexo do Alemão.

As autoridades estão a investigar a possibilidade de fuga de pessoas com ligações ao narcotráfico através da rede de esgotos junto ao Complexo do Alemão. Algumas chegaram a ser detidas quando fugiam disfarçadas de religiosos ou com fardas de funcionários municipais.

Este domingo houve 40 detenções e foram também apreendidas pelo menos 40 toneladas de marijuana, para além de cocaína e de diversas armas e munições.

Desde o início dos confrontos, na semana passada, já morreram no Rio de Janeiro pelo menos 35 pessoas. As autoridades brasileiras anunciaram também que as forças militares mobilizadas para o combate aos narcotraficantes no Rio de Janeiro vão ficar “por tempo indeterminado” no Complexo do Alemão até que seja consolidada a presença da Unidade de Polícia Pacificadora.

Será que o Brasil vai ganhar “a guerra” contra o tráfico de droga, como está convencido o presidente brasileiro?

Fiquem com algumas imagens do quotidiano de violência que se vive nas favelas do Rio, nomeadamente nas suas escolas. Em cada dia, em média, morrem 200 pessoas no Brasil, vítimas da violência urbana!...

Sem comentários: