Vejamos...
Um Mundo Global é um espaço de informação,reflexão e comentário de temas geográficos, nacionais e/ou mundiais, mas onde também há espaço para outros pontos de interesse como as temáticas sociais e ambientais, a música, os filmes, a poesia, a fotografia, os cartoons, os livros e as viagens. Todos são bem-vindos e convidados a deixar os seus comentários.
terça-feira, 31 de março de 2009
Vencedor do Tropfest NY 2008 , "Mankind Is No Island" realizado por Jason van Genderen
Vejamos...
Optus Whale song - Anúncio da Optus
segunda-feira, 30 de março de 2009
Che - Trailer oficial
sábado, 28 de março de 2009
Páscoa 2009
quarta-feira, 25 de março de 2009
Parlamento Europeu: Le Pen diz que as câmaras de gás foram um "detalhe" da II Guerra Mundial
Líder da extrema-direita francesa no centro de nova polémica
É incrível como é que ainda há pessoas que continuam a negar ou a minimizar o holocausto nazi, em que foram executados entre cinco a seis milhões de judeus!
Palestra: "As Metamorfoses do Urbano", pelo Professor Doutor Álvaro Domingues
Gostava que os alunos que assistiram à palestra dessem o seu testemunho desta actividade. Gostaram? Até que ponto foi importante para a vossa formação na área da Geografia? É uma mais-valia para os alunos participarem neste tipo de actividades?
Comboios: Refer encerra linhas do Corgo e do Tâmega sem aviso prévio aos utentes do serviço
Mais uma linha ferroviária que encerra em Portugal! Se calhar este facto já não causa grande espanto tendo em conta as políticas de transportes implementadas nas últimas décadas em Portugal e que têm esquecido sistematicamente o sector ferroviário, em detrimento do rodoviário. É mais uma má notícia para o desenvolvimento regional das áreas do interior e para todos aqueles que, como eu, têm uma grande paixão pelos comboios.
É o país que temos e que, se calhar, merecemos.
terça-feira, 24 de março de 2009
Pedidos de asilo às nações industrializadas aumentaram mais de dez por cento em 2008
Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370642
Incêndios consomem mato e floresta em três áreas protegidas
Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370627&idCanal=2100
Ainda estamos no mês de Março e os incêndios já são um flagelo em Portugal. Nos últimos dias tem estado em risco uma das matas mais belas de Portugal e que constitui uma das mais importantes reservas de biodiversidade de Portugal e da Europa: a mata de Albergaria no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Se esta mata desaparecer será uma perda incalculável e irreparável para o nosso país.
Jack Johnson - Imagine (John Lennon)
Imagine by Jack Johnson John Lennon Campaign To Save Darfur - The funniest videos clips are here
Padre Lino Maia: voluntariado em Instituições de Solidariedade Social
Passo a transcrever o conteúdo do mail:
CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE S. JOÃO DA FOZ DO SOUSA
Rua da Igreja, 20 4515-141 Foz do Sousa
Destaco especialmente a Obra ABC.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Projecção do filme: "Good Bye Lenin!"
Ficha Técnica do filme
Título Original: Good Bye, Lenin!
Género: Comédia dramática
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha): 2003
Site Oficial: http://www.good-bye-lenin.de/
Realização: Wolfganger Becker
Argumento: Wolfganger Becker e Bernd Lichtenberg
Música: Yann Tiersen
Fotografia: Martin Kukula
Interpretação: Daniel Brühl (Alexander Kerner), Katrin Sab (Christine Kerner), Maria Simon (Ariane Kerner), Chulpan Khamatova (Lara), Florian Lukas (Denis), Alexander Beyer (Rainer), Burghart Klaubner (Robert Kerner), Michael Gwisdek (Diretor Klapprath), Christine Schorn (Frau Schäfer), Rudi Völler (Rudi Völler), Helmut Kohl (Helmut Kohl)
Depois de visionarem o filme "Good bye Lenin" gostava que reflectissem sobre o mesmo. Ficam aqui alguns pontos que poderão abordar:
Gostaram do filme? Porquê?
O que é que mais vos marcou no filme?
O que ganharam e o que perderam os cidadãos da ex-RDA com o fim do comunismo e com a reunificação da Alemanha?
quinta-feira, 19 de março de 2009
Organizing for America
Vejam estes dois vídeos que podem esclarecer os objectivos desta iniciativa.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Shot Out Louds - Tonight I Have To Leave It
A primeira canção Tonight I Have To Leave It é muito conhecida nem que não seja pelos anuncios publicitários a uma operadora de telemóveis.
A segunda canção, Impossible é uma proposta da Mara do 12ºH.
Site oficial do grupo: http://www.shoutoutlouds.com/
terça-feira, 17 de março de 2009
Modelo-robô desfila em Tóquio
Segundo a cadeia de televisão pública NHK, a HRP-4C - desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão - mede 1,58 metros, pesa 43 quilos e tem um rosto de silicone que representa a "beleza típica japonesa".
A máquina reconhece a voz e pode imitar os movimentos do corpo humano, podendo ser utilizada tanto na indústria do entretenimento, nomeadamente na moda, como para substituir trabalhadores humanos em testes de segurança, explicou o chefe da equipa científica responsável pelo seu desenvolvimento.
Com perfeição quase total, a modelo pode simular alegria, surpresa ou aborrecimento graças aos oito motores ocultos sob o seu belo rosto, que obedecem a ordens humanas.
Tem além disso olhos ligeiramente menos rasgados do que os das japonesas e recorda algumas personagens femininas de histórias de "manga" (a banda desenhada nipónica), de acordo com os seus promotores.
A humanóide move o seu corpo de alumínio negro e prateado graças a outros 30 motores, que lhe permitem mover os braços e as pernas, além de andar.
A HRP-4C, que foi apresentada segunda-feira em Tsukuba, na província de Ibaraki (a norte de Tóquio), não está por enquanto à venda mas deverá ser lançado no mercado a um preço de 200 mil dólares (154 mil euros) por unidade.
Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1171699
São impressionantes os avanços tecnológicos do Japão!
Condomínio da Terra: Apresentada declaração de Gaia em defesa do planeta
"A mãe Gaia é a deusa da Terra. Antes de Gaia existia o Caos, era a confusão total entre o céu, a terra e a água", salientou Paulo Magalhães, principal impulsionador do Condomínio da Terra, em declarações à Lusa.
Este projecto global de preservação do planeta é apresentado terça feira numa cerimónia que terá lugar em Gaia, que também assinala o início da assinatura on-line da Declaração de Gaia, que será formalizada em Julho.
A assinatura da Declaração de Gaia pode ser feita através do site http://www.condominiodaterra.org/.
O texto desta declaração, a que a Lusa teve acesso, refere que as alterações climáticas, essencialmente provocadas por actividades humanas, são uma "realidade ameaçadora" para todos os povos do mundo.
Para inverter este quadro, os signatários consideram necessário criar um sistema económico que promova a redução do consumo dos bens ambientais e assegure a conservação e a recuperação dos ecossistemas.
Nessa perspectiva, o Condomínio da Terra pretende "compatibilizar a organização interna das sociedades humanas com o funcionamento global e interdependente da biosfera".
A declaração considera que a actual crise ambiental resulta de "uma deficiente adaptação das sociedades humanas às circunstâncias impostas pelo planeta", frisando que "a vizinhança global coloca-nos na condição irrenunciável de todos sermos condóminos da Terra".
"Todo e qualquer cidadão do planeta tem direito a uma quota equitativa de uso da atmosfera, da hidrosfera e da biodiversidade", refere um dos artigos do documento, referindo-se às partes comuns do planeta.
Estas partes comuns prestam os denominados Serviços Vitais Ecológicos de Interesse Comum, cuja gestão deve ser assumida a nível global segundo os princípios da administração de um condomínio.
"Falar de Gaia é falar da Terra, por isso vamos aproveitar o nome da nossa cidade para discutir a organização do funcionamento do planeta", frisou Paulo Magalhães, aludindo aos trabalhos da conferência internacional que decorrerá na cidade da margem esquerda do Douro.
Para essa discussão, Paulo Magalhães vai convidar a deslocar-se a Gaia o investigador inglês James Lovelock, que é o autor da Teoria de Gaia, que explica o funcionamento da Terra como um organismo vivo.
Esta teoria, apresentada em 1969, afirma que é a bioesfera que gera, mantém e regula as condições para a sua própria sobrevivência.
Nesse sentido, Gaia representa um planeta vivo, que é muito mais do que uma colecção de seres vivos e ecossistemas, assumindo-se como uma complexa rede de ligações.
O Condomínio da Terra surge, por isso, como uma proposta de evolução das instituições internacionais, que tem como base a indivisibilidade factual dos bens mais essenciais à existência humana. (Lusa, 16.03.09)
Fonte: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9440996.html
Vejam agora este vídeo que faz a promoção do projecto "Condomínio da Terra"
Interessante esta ideia de que a Terra deveria ser gerida a nível global segundo os princípios da administração de um condomínio! O que pensam deste projecto?
segunda-feira, 16 de março de 2009
Gran Torino - um filme de Clint Estwood (Trailer oficial)
Alerta da FAO: florestas perdem 200 quilómetros quadrados por dia em todo o mundo
Estas são algumas das conclusões do relatório “Situação das Florestas no Mundo 2009”, hoje apresentado por ocasião da Semana Florestal Mundial, que se comemora esta semana na sede da Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em Roma. De acordo com o levantamento feito pela organização, “200 quilómetros quadrados de florestas são dizimados diariamente em todo o Mundo”, sendo que, entre 2000 e 2005, foram destruídos aproximadamente “7,3 milhões de hectares de floresta no planeta”. No relatório, a FAO considera também “pouco provável” que o aumento do ritmo na plantação de árvores na América Latina seja “suficiente para inverter a desflorestação na região nos próximos anos, apesar da baixa densidade da população do continente”.“Os altos preços dos alimentos e do combustível favorecem o corte das florestas para dedicar o terreno à criação de gado e aos cultivos comerciais destinados a alimentos e biocombustíveis”, destaca o documento.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Webcegonhas - O Condoninho da Renata
A Terra Vista do Espaço
quinta-feira, 12 de março de 2009
Galiza quer travar competitividade do aeroporto Francisco Sá Carneiro
A ideia agrada à transportadora espanhola Ibéria, devido à sua potencial rentabilidade.
Javier Alonso, director de vendas da Ibéria, disse ao jornal La Voz de Galicia, que um aeroporto central da Galiza seria mais rentável para as companhias.
Para além da criação da rede aeroportuária galega, as medidas sugeridas pela consultora RL&L, para travar a competitividade do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vão, também, no sentido de aumentar os destinos dos três aeroportos galegos.
Isto porque, segundo disse à Agência Efe o consultor Rubén López, especializado no sector aéreo, os três aeroportos galegos juntos apenas apresentam 20 destinos, ao passo que o aeroporto do Porto conta com 56.
Rubén López salientou, ainda, que quase 500 mil galegos utilizam o aeroporto Francisco Sá Carneiro para as suas deslocações, estimando-se que, nos próximos quatro anos, um milhão de passageiros galegos escolherá este aeroporto português.
López defende, por isso, a necessidade de criar um consórcio aeroportuário da Galiza, que trabalhe coordenadamente com os três aeroportos galegos.
Os principais objectivos desta entidade seriam, de acordo com a consultora, chegar aos 6 milhões de passageiros em 2012, implantar 10 novas rotas, nacionais e intercontinentais, e melhorar as infraestruturas dos três terminais.
"Como rede podemos competir. Individualmente, não", frisou López, ao jornal Faro de Vigo.
Rúben Lopéz já remeteu o plano ao presidente da Junta da Galiza, às organizações empresariais da Corunha, Santiago de Compostela e Vigo, aos autarcas e aos partidos da oposição das três cidades.
O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) classificou o aeroporto Francisco Sá Carneiro como o melhor da Europa em 2007.
O aeroporto do Porto foi ainda considerado o quarto melhor do Mundo, na categoria dos aeroportos que processam até cinco milhões de passageiros por ano.
O Governo já admitiu privatizar a ANA - Aeroportos de Portugal, no âmbito da construção e da concessão da exploração do novo aeroporto de Lisboa.
Vários agentes nortenhos têm reivindicado a separação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro da ANA, com vista a permitir a sua autonomização relativamente ao futuro aeroporto de Lisboa. (JN, 12.03.09)
O FC Porto e a cidade do Porto
Foto: Reuters
Que importância têm os êxitos internacionais do FCP para a afirmação e projecção internacional de uma cidade como a do Porto.
Fiquem também com um vídeo com o hino do F.C. do Porto e com imagens do clube e da cidade.
terça-feira, 10 de março de 2009
Emir Kusturica and No Smoking Orchestra - em concerto em Buenos Aires
domingo, 8 de março de 2009
Dia da Mulher - as mulheres continuam a ser discriminadas?
Neste dia da Mulher a pergunta que vos faço é esta: sentem no vosso dia-a-dia que, de facto, continua a haver discriminação das mulheres portuguesas? As meninas que acompanham este blogue já sentiram na pele situações de discriminação?
Dedico a todas as mulheres do Mundo e muito especialmente aquelas que acompanham este blogue uma das canções mais bonitas que conheço sobre as mulheres: "Woman" do grande e saudoso John Lennon.
sexta-feira, 6 de março de 2009
Chegou "a hora do realismo" com a Rússia
ER - Serviço de Urgência
Arribas do rio Douro (Bemposta / Mogadouro)
Hoje mostro-vos um vídeo sobre uma das regiões mais bonitas e espectaculares de Portugal, onde estive há alguns anos: as Arribas do Douro, no Parque Natural do Douro Internacional , na área da Bemposta, concelho do Mogadouro (distrito de Bragança).
Este vídeo mostra a subida do rio Douro, em Bemposta, de barco, com visita às arribas e aves de rapina, que aí nidificam. A banda sonora é constituída por uma canção tradicional cantada na língua mirandesa.
Para sabarem mais sobre o Parque Natural do Douro Internacional cliquem aqui e, também, aqui.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Provas de ingresso no ensino superior 2009
Alteração no processo de publicação de comentários no blogue
quarta-feira, 4 de março de 2009
terça-feira, 3 de março de 2009
Portugueses sentem que segurança piorou em 2008
A 3.ª edição do "Barómetro ADT Fire e Security", que é divulgada esta em Lisboa, refere que as expectativas dos portugueses "para os próximos 12 meses não são positivas, com 61,8 % dos inquiridos a admitir que a segurança irá piorar".
"Cerca de 44,5 % dos inquiridos consideram Portugal um país pouco ou nada seguro", diz o estudo, desenvolvido pela consultora PremiValor Consulting para a ADT Fire & Security e que envolveu 860 questionários, no período entre 10 de Novembro e 11 de Dezembro de 2008, em Lisboa, Porto, Faro, Évora, Castelo Branco, Amadora e Loures.
Uma súmula do estudo a que a Agência Lusa teve acesso destaca que 35,9 % dos entrevistados afirmaram que a via pública (ruas) é o local onde se sentem menos seguros.
Os três locais vistos como menos seguros são a via pública-ruas (80,1 %), discotecas e bares (77,5 %) e parques de estacionamento (77,5 %).
De acordo com o estudo, 78,2 % afirmaram sentir maior receio de andar na rua durante a noite.
A investigação revela, também, que o "carjacking" (roubo de viaturas sob ameaça ou violência contra o condutor/proprietário) é uma situação que preocupa 33,3 % dos entrevistados, que consideram "elevada ou muito elevada a possibilidade de ser alvo de uma situação deste tipo".
Relativamente à segurança em casa quando comparada com outros locais exteriores a ela, 82,4 % dos inquiridos sentem-se mais seguros na sua habitação.
Para 58,5 % dos inquiridos, o desemprego contribuiu para a sensação de insegurança, seguido das novas formas de criminalidade (46,2 %), alterações na composição da sociedade (45,3 %) e aumento da violência na sociedade (39 %).
Entre os entrevistados, 37,9 % afirmaram já terem sido vítimas de um crime ou acto ilícito.
Na proposta de soluções para melhorar a segurança em Portugal, 49,0 % apontam a introdução/aplicação de leis mais rígidas e 43,0 % defenderam o aumento do número de efectivos das forças de segurança. (JN, 02.03.09)
Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1158863
E vocês o que pensam deste problema? Já foram vítimas de crime ou acto ilícito? Sentem-se pouco seguros? Quais são as situações em que sentem mais insegurança? Quais deverão ser as soluções para melhorar a segurança em Portugal?
domingo, 1 de março de 2009
Webquest: "União Europeia - problemas e desafios" (12º H)
Grupo 1: As Principais Instituições da União Europeia - Problemas e Desafios
Grupo 2: A Coesão económica e Social na União Europeia
Grupo 3: A União Económica e Monetária
Grupo 4: A Política Externa e de Segurança Comum
Grupo 5: A Cooperação em Matéria de Justiça e de Assuntos Internos e a Política de Imigração
Grupo 6: A Europa dos cidadãos
Trabalho Extra: O Tratado de Lisboa