terça-feira, 17 de março de 2009

Modelo-robô desfila em Tóquio

Uma mulher-robô, capaz de falar, sorrir e de manifestar surpresa ou aborrecimento, vai desfilar como modelo profissional, embora sem roupa, na Semana da Moda japonesa, marcada para Abril em Tóquio. A preparação foi filmada em vídeo.



Segundo a cadeia de televisão pública NHK, a HRP-4C - desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão - mede 1,58 metros, pesa 43 quilos e tem um rosto de silicone que representa a "beleza típica japonesa".

A máquina reconhece a voz e pode imitar os movimentos do corpo humano, podendo ser utilizada tanto na indústria do entretenimento, nomeadamente na moda, como para substituir trabalhadores humanos em testes de segurança, explicou o chefe da equipa científica responsável pelo seu desenvolvimento.

Com perfeição quase total, a modelo pode simular alegria, surpresa ou aborrecimento graças aos oito motores ocultos sob o seu belo rosto, que obedecem a ordens humanas.

Tem além disso olhos ligeiramente menos rasgados do que os das japonesas e recorda algumas personagens femininas de histórias de "manga" (a banda desenhada nipónica), de acordo com os seus promotores.

A humanóide move o seu corpo de alumínio negro e prateado graças a outros 30 motores, que lhe permitem mover os braços e as pernas, além de andar.

A HRP-4C, que foi apresentada segunda-feira em Tsukuba, na província de Ibaraki (a norte de Tóquio), não está por enquanto à venda mas deverá ser lançado no mercado a um preço de 200 mil dólares (154 mil euros) por unidade.


Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1171699

São impressionantes os avanços tecnológicos do Japão!

3 comentários:

Mara disse...

Os japoneses são incriveis no que toca a tecnologias e empreendimento. Toda a hora e a todo o dia lidamos com tecnologia japonesa. Aliás escrevo neste momento apartir de um Fujitsu (marca japonesa).
Estes senhores são líderes em tecnologia robótica, e humanóides como o Asimo da Honda.
A última versão do Asimo consegue servir bebidas numa bandeja.
Foram postos à prova dois robôs, onde passaram a maior parte do mês de janeiro trabalhando nos escritórios da Honda em Tokyo, levando chá e café aos convidados (o que concerteza foi divertindo as visitas ao mesmo tempo).
A fabricante rival- Toyota tem um monte de robôs, incluindo um que toca violino, apresentado em dezembro , (mas antes do "nascimento deste, já existia um que toca trompete). Acredito que ainda iremos assistir a uns concertos de uma orquestra robô.
Twendy One é um robô de auxílio doméstico, desempenha tarefas básicas, com as quais uma pessoa debilitada pode precisar de ajuda, como ajudar a levantar da cama e servir alimentos e bebidas.
O robô ainda está em fase de desenvolvimento, mas pode ter um futuro brilhante!
Para mim este último caso que referi é bastante importante para a humanidade, especialmente para os mais idosos que muitas vezes são abandonados pela própria familia.
Relativamente há mulher-robô não é para mim de todo algo com que ficasse de boquiaberta, porque o Japão já nos habituou a todos estes avanços tecnológicos.
A modelo, irá desfilar sem roupa o que me deixa a pensar..., visto que estes cidadãos são conhecidos por atrairem olhares do mundo "fashion" em busca de inspiração.

Maria Ferreira disse...

Incrivel! é como eu descrevo este avanço na tecnologia, os Japoneses são como os mestres da tecnologia, eles criam robos incriveis capazes de dançar e até de desfilar!!

É bom ver como nos ultimos anos a tecnologia robotica evoluiu, começou com robôs que pouco se movimentavam, a robôs que desfilam, que podem fazer a limpeza das nossas casas, que podem tocar instrumentos e até dançar!

Com estas evoluções robóticas, eu fico curiosa de como será o nosso futuro, e que mais melhorias íra ter esta tecnologia impresionante!E de certeza que não sou a unica pessoa, porque acho que todos nós queremos estar a par destas tecnologias...

Maria Ferreira 12ºH

Mariana_Magalhães disse...

Realmente os japoneses são espantosos no ramo da tecnologia e da robótica.
Por acaso, este robô dava muitíssimo jeito nas mais variadas situações :D
Concordo com a minha colega Mara, acredito que este robô terá um futuro esplêndido e que poderá, penso eu, estar no caminho da perfeição.