sábado, 4 de abril de 2009

Albânia e Croácia recebem confirmação de adesão


A Albânia e a Croácia dois antigos países do pacto de Varsóvia já são membros de pleno direito da Aliança Atlântica que passa a ter 28 Estados-membros: Albânia, a Alemanha, a Bélgica, o Canadá, a Croácia, a Dinamarca, a Espanha, os Estados Unidos da América, a França, a Grécia, a Holanda, a Islândia, a Itália, o Luxemburgo, a Noruega, Portugal, o Reino Unido, a Turquia, a Hungria, a Polónia, a República Checa, Bulgária, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Roménia, a Eslováquiae a Eslovénia.
Oficializado no dia 1 de Abril ,em Washington, trata-se do quinto alargamento da Organização do Tratado do Atlântico do Norte depois da adesão de nove antigos Estados do bloco soviético.

1 comentário:

Filipe Ribeiro disse...

Qualquer alargamento é positivo, mas estes dois países não são uns países quaisquers.
A sua adesão é na minha opnião extremamente importante em relação a este assunto. A NATO foi muito importante no tempo da Guerra Fria. Tendo em conta alguns acontecimentos actuais, como a invasão a Geórgia, o constante testar misséis, a inovação tecnológica da Rússia, as provocações feitas por esta e pelo Ocidente. A Rússia está a ganhar poder e forma, e poderá desafiar novamente o Ocidente. Para atenuar a força da Rússia, esta adesão de países ex-aliados a U.R.S.S. é muito importante. Quanto menos força e menos aliados a Rússia tiver melhor, em caso de começar uma guerra claro. A Rússia rejeita os convites do Ocidente não forma alianças mas também não mostra motivos suficientes para uma guerra ou algo do genéro. Como o velho ditado diz "Mais vale prevenir do que remediar", ou seja, mais vale estar preparado para o caso da guerra acontecer do que sermos ingénuos e não fazermos nada. Considero esta adesão muito positiva e quantos mais melhor, especialmente se forem países desenvolvidos e da Europa do Leste.