sábado, 25 de abril de 2009

Os 35 anos do 25 de Abril de 1974 - Canções da revolução

No dia em que se comemoram os 35 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, deixo-vos dois videoclips com duas canções que simbolizam esse período revolucionário: "Grandola, Vila Morena" (que foi uma das senhas utilizadas pelos militares no golpe militar), composta por Zeca Afonso e interpretada por muitos dos seus amigos (Vitorino, Sérgio Godinho, Julio Pereira, Uxia, Cantadores do Redondo, etc.) num espectáculo transmitido pela televisão galega e, ainda, "Somos livres (uma gaivota voava voava)", interpretada por Ermelinda Duarte, uma das canções mais marcantes do período revolucionário, especialmente para as crianças.


Grandola, Vila Morena





Somos Livres (Uma Gaivota Voava, Voava...)


4 comentários:

MárciaFilipa disse...

Hoje celebra-se o dia da Liberdade, da Democracia, da Igualdade de direitos.
Foi sem dúvida, uma enorme vitória na época depois de tanto sacrifício por parte das Forças Armadas e dos partidos de oposição ao regime salazarista.
A Revolução do 25 de Abril de 1974 foi reconhecida internacionalmente e os jornalistas internacionais rumaram ao nosso país para poderem tirar informações sobre a Revolução, revelando o seu espanto por ter sido uma revolução onde não houve sangue nem mortes.
Este dia deve ser respeitado por todos nós, porque marca um importante acontecimento histórico do nosso país, uma vez que, a partir desse momento todos os cidadãos passaram a ser livres!

Djalme Lopes disse...

35 anos de liberdade. É verdade que não há nada como haver liberdade. Contudo, nos dias que correm, na minha opinião, há mesmo liberdade a mais. Diria eu, toda a gente faz quase o que quer sem respeitar o outro... infelizmente, esta ainda é a sociedade que temos. É incrível como ainda não se aceita pessoas de certas etnias, orientações sexuais diferentes, cores e raças diferentes, enfim. será que ainda haverá uma outra revolução? Mas aí sim contra estas indiferenças?

Filipe Ribeiro disse...

VIva ao 25 de Abril!!!
Realmente esta revolução foi não só essencial como muito bem organizada. Os capitães fizeram tudo o que estava ao seu alcance para nos dar a liberdade que hoje temos. A repressão, violência, falta de liberdade e a guerra colonial foram as principais causas para esta revolução.
A verdade é que o país estava-se a atrasar e 35 anos depois estamos muito mal, a actual crise também não ajuda nada.
Nem os E.U.A. com os seus 200 anos conseguem controlar a liberdade, a verdade é que não irá parar num futuro próximo. O racismo e a xenofobia é alimentada por pessoas e enquanto a mentalidade de algumas pessoas não mudar nada se pode fazer, este páragrafo foi uma aparte ao comentário do aluno Djalme Lopes.
Quanto ao post, só posso dizer:
VIVA AO 25 de ABRIL!!!!!!

Maria Ferreira disse...

No passado dia 25 de Abril celebrou se um dia muito importante para Portugal.
Exactamente á 35 anos atrás Portugal conseguiu aquilo que desejava a muito tempo, a liberdade.
Para a mim mesmo sendo jovem tenho um enorme respeito por este dia porque esta revolução foi conseguida sem sangue e assim admiro as pessoas que contribuiram para esta revolução como o capitão Salgueiro Maia, também tenho um enorme respeito pelos politicos que combateram o regime, como por exemplo o Álvaro Cunhal
Conclusão devemos agradecer ao movimento das foças armadas, aos politicos que combateram as injustiças do estado novo!
Viva a liberdade!