quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sismo de magnitude 8 provoca devastação nas ilhas Samoa


Número de mortos de tsunami no Pacífico sobe para mais de 110

O número de mortos do tsunami registado no Pacífico subiu nas últimas horas para 113, de acordo com o último balanço avançado pelas autoridades das ilhas Samoa, onde várias aldeias costeiras e hotéis ficaram totalmente destruídos pela força das águas.

Os muros de água provocados pela série de tsunamis ocorridos ontem chegaram a atingir os oito metros de altura, destruindo todas as estruturas que se encontravam junto à costa. Nas ilhas do Pacífico da Samoa Ocidental o número de mortos chega já aos 84, enquanto na Samoa Americana o tsunami fez, para já, 22 vítimas mortais. No arquipélago vizinho de Tonga, também afectado, sete pessoas perderam a vida.

O alerta de tsunami foi emitido ontem depois de o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico – ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera – ter registado um sismo de magnitude 8 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana. Pouco antes fora emitido alerta englobando também a Nova Zelândia e outras pequenas ilhas do Pacífico. Vinte minutos após o sismo, foi registado um tsunami. Testemunhas citadas pela AFP contaram que “vagas imensas chegaram à costa”.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, já declarou o estado de calamidade na Samoa Americana e prometeu a mobilização dos “meios necessários para uma resposta completa, rápida e agressiva” na ajuda à população.

Tuilaepa Sailele Malielegaoi, primeiro-ministro das Samoa, um arquipélago com perto de 219 mil habitantes, afirmou-se destroçado com a devastação provocada pelo tsunami. “Tantos mortos. Estou chocado e triste com todas estas perdas”.

O secretário-geral da Cruz Vermelha, Talutala Mauala, admitiu que o número de mortos irá “subir provavelmente”, já que outras vítimas ainda não foram registadas pelas autoridades devido a “problemas de comunicação”.

A União Europeia anunciou estar preparada para ajudar a população e a desbloquear uma primeira ajuda de emergência de 150 mil euros. Este apoio financeiro será entregue à Cruz Vermelha para ser utilizado em ajuda médica, abastecimento de água e abrigos para as pessoas desalojadas.


Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1403087



Vejam agora algumas imagens da destruição causada pelo tsunami.



2 comentários:

Mara disse...

Professor , Professor ... peço imensa desculpa só por o via "visitar" agora... mas não pense que me esqueci de si nem do seu blogue !!!
Entrei em sociologia (sim, já sei que irá torcer um bocadinho o nariz , eheheh) mas não entrei aqui no Porto, logo estou a espera da 2ª fase. Visto que entrei na Universidade do Minho, em Braga.
Assim que souber o meu "verecdito final" virei aqui informá-lo .
Espero que esteja tudo bem consigo e que as novas turmas valorizem este esplêndido blogue que tanto me ajudou sobre a actualidade e até mesmo a estudar para os testes.
O trablho do Prof. Eduardo é notório e imenso portanto apelo para que todos os novos alunos não se intimidem e passem aqui diariamente deixando a sua marca. Ás vezes enquanto alunos gostamos de proclamar por métodos inovadores de aprendizagem e sem dúvida alguma que o "Um Mundo Global" é um excelente método a esse fim, por isso caros colegas aproveitem este blogue ao máximo.
Acreditem que o prof. Eduardo consegue ultrapassar a barreira de um simples professor e torna-se nosso amigo.
De tantos anos que andei na escola... somente no 12º ano que consegui aprender mais e tirar partido com os professores que lecionaram as aulas, refiro-me ao prof. Eduardo e ao prof Antonino. E agora sim posso dizer, pois caso fosse durante o decorrer do ano lectivo corria o risco de me chamarem "graxista" ehehheh. Mas a verdade é que não sou a única com este tipo de sentimento, todos os alunos do 12ºH admiram imenso este "mui nobre" Eduardo vales ( como dizem na Universidade do Minho, para aqueles que nos são superiores).

Professor um grande abraço desta sua aluna .
Prometo que virei aqui com alguma regularidade , dando noticias :P

Mara disse...

Quero deixar ainda aqui uma bonita música que encontrei na net, que por sinal é portuguesa e devemos dar mais valor ao que é nacional !

http://www.youtube.com/watch?v=4ydE1ArKVlo

É uma música bastante soft, com uma letra inovadora e boa para estudar geogradia . EHEHEHH