terça-feira, 10 de novembro de 2009

Carlos Nuñes e The Chieftains - Muiñeira de Chantada

A propósito da aula de hoje de Geografia C com o 12ºI em que falavamos, entre outros assuntos, nas consequências da massificação cultural e no modo como as diferentes comunidades locais e nacionais resistem à globalização cultural, aqui fica um belíssimo exemplo: a música folk da Galiza (Espanha) e da Irlanda.

Neste vídeo podem assistir à um excerto da actuação ao vivo da banda do gaiteiro galego Carlos Nuñes e dos velhinhos irlandeses The Chiftains. É um espectáculo belíssimo cheio de energia, felicidade e loucura (no bom sentido da palavra), em que se cruzam os músicos, intrumentos musicais tradicionais e dançarinos da Galiza e da Irlanda que têm em comum o seu passado celta. Se calhar só as pessoas que amam verdadeiramente e intensamente este tipo de música e sonoridades poderão apreciar na plenitude este vídeo. De qualquer modo não perco nada em dár-vos a conhecer outro tipo de músicas e partilhar convosco algo de que gosto muito e que já tive a oportunidade de assistir ao vivo actuações destes músicos no Festival Intercéltico do Porto.

Fiquem com a Muiñeira de Chantada, uma dança tradicional galega e que constitui um dos seus grandes símbolos da identidade cultural desta região, tão próxima de nós.

Sem comentários: