sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Japan Week - Porto 20 a 25 de Novembro


A Japan Week é um evento organizado anualmente numa cidade do mundo. Em 2010, ano em que se comemoram os 150 Anos da Assinatura do Tratado de Amizade Portugal-Japão, o Porto foi a cidade escolhida pela organização japonesa para a realização deste grande evento, co-organizado pela Câmara Municipal do Porto, o qual celebrará a cultura nipónica durante cinco dias, de entrada livre para o público. O programa terá início no dia 20 de Novembro, no Pavilhão Rosa Mota, com diversas actuações de grupos japoneses, no interior do Pavilhão e nos Jardins do Palácio (tambores, folclore japones, música tradicional) e incluirá exposições de pintura e artes diversas japonesas na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Museu Nacional Soares dos Reis, além de cinco dias de espectáculos no Rivoli, com actuações de grupos japoneses que demonstrarão as diversas facetas da cultura do País do Sol Nascente.

Programa:
Festa de Abertura da Japan Week  20 Novembro (sábado) às 14:30h  Pavilhão Rosa Mota e Jardins do Palácio de Cristal.
Actuações dos mais diversos grupos japoneses, no interior e no exterior do Pavilhão Rosa Mota, darão início à Japan Week, numa tarde repleta de festa e animação, com música, dança, demonstração de armas de fogo, trajes tradicionais e muitas outras surpresas para o público.
Entrada Livre

Festival Japan Week no Porto de 21 a 25 de Novembro  Rivoli Teatro Municipal – Grande Auditório.
Cinco dias de espectáculos de grupos vindos do Japão, no Grande Auditório do Rivoli, com entrada livre (sujeita a pré-marcação), serão o culminar de um ano em que se celebram os 150 Anos da Assinatura do Tratado de Amizade Portugal-Japão. Cada dia reserva uma surpresa, da música tradicional japonesa à dança popular e clássica, ao sapateado, à mostra de trajes típicos japoneses, e muito mais. Uma semana de festa da cultura japonesa no Porto.
Horário: 20, 22, 24 e 25 Novembro (sábado, segunda, quarta e quinta) 21h30; 21 de Novembro (domingo) 17h00
Entrada Gratuita, sujeita a pré-marcação a partir de 1 de Novembro, no Posto de Turismo, Rua dos Fenianos n.25, tel: 223 393 470/2, postoturismo@cm-porto.pt  | Levantamento de bilhetes no Posto de Turismo a partir de 12 de Novembro, das 09:00h às 17:30h, até 48 horas do espectáculo.

“Artes do Japão” (Exposição e Demonstração)  de 21 a 25 de Novembro  Galeria do Palácio - Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Mostra das artes milenares japonesas numa exposição única, organizada pela International Friendship Foundation, do Japão, no âmbito da comemoração dos 150 Anos da Assinatura do Tratado de Amizade Portugal-Japão. Trabalhos de tinturaria e estamparia, bordados, caligrafia, pinturas tradicionais, arranjos florais (ikebana), “desenhos” em vegetais, trabalhos de animação, recortes em papel, origami e fotografia. Demonstração da cerimónia do chá mediante marcação prévia.
Horários: Domingo 12:00h-18:00h; segunda a quarta 10:00h – 18:00h; quinta 10h00 - 14:00
Entrada Livre

Tradições do Japão: Cerimónia do Chá I de 21 a 25 de Novembro I Galeria do Palácio - Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Segundo a tradição nipónica, a cerimónia do chá é um ritual que deve ser cumprido com boa vontade e simplicidade. No Japão, os convidados devem chegar antecipadamente para se proceder à cerimónia do chá. São sentados numa sala pequena e simples, "desligados" da agitação do quotidiano, com roupas discretas e um ambiente que apela à paz de espírito. Participar nesta cerimónia é fazer uma aprendizagem fundamental sobre a cultura japonesa, através de uma tradição com séculos de existência. Esta cerimónia será recreada no espaço da exposição "Artes do Japão".
Horário: Domingo - 14h00 às 15h00; 15h30 às 16h30; 17h00 às 18h00; segunda - 18h00 às 19h00; quarta - 18h00 às 18h30; 18h30 às 19h00
Entrada Livre | Informações / marcação de cerimónia do chá: 22 6081000, bib.agarrett@cm-porto.pt

Uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro do Conhecimento e da Coesão Social e que conta com o apoio da PortoLazer.

Fonte: Porto Lazer

2 comentários:

Óca disse...

Falta aqui um contacto por email para contactar o blog.
Cumprimentos
Oca

Eduardo Vales disse...

Acabei de colocar no topo da barra do lado direito do blogue o contacto por E-Mail do administrador do blogue.