quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Península da Coreia novamente em grande tensão


Pode ser apenas mais um incidente – ainda que dos mais graves – na longa lista de incidentes entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Ou pode ser o princípio de um conflito mais sério.  Anteontem, ocorreu uma troca de tiros de artilharia njunto a uma ilha próxima da fronteira marítima entre os dois lados da península da Coreia.

Os analistas dizem que foi um dos piores ataques desde o fim da guerra da Coreia (1950-1953, que terminou sem um acordo de paz entre os dois vizinhos) e o Exército do Sul foi colocado em estado de alerta.

É curioso como ainda no último fim de semana a Cimeira NATO - Rússia tinha proporcionado comentários de vários analistas que apontavam para o facto de os acordos alcançados nesta Cimeira representarem o último acto do fim da Guerra Fria. Agora estes incidentes (muito frequentes) entre as duas Coreias parecem desmentir essa ideia. Recordo que a Guerra da Coreia e a consequente divisão deste país em dois Estados (Coreia do Norte, comunista e a Coreia do Sul, capitalista) foi um dos principais acontecimentos do período que ficou conhecido como "Guerra Fria".

Esperemos que o bom senso prevaleça e que tudo não passe de mais uma escaramuça entre estes dois países que, infelizmente não conseguem entender-se e, finalmente, reconciliar-se.


1 comentário:

Roberto disse...

o que não foi divulgado foi que a Coréia do Sul teria atirado antes, parte de uma “exercício militar”.


Outra coisa que poucos sabem é que o proprio Estados Unidos ajudou a Coreia do Norte a fabricar a bomba construindo reatores para esta, através do Donald Rumsfeld. Lembra dele, o rei do Tamiflu?

A beligerância nuclear da Coreia do Norte foi uma criação quase que exclusivamente do governo dos EUA em que eles armaram o estado stalinista tanto direta como indiretamente através de distribuidores globais de armas sob o seu controle, nomeadamente o Dr. Abdul Qadeer Khan, conhecido também como AQ Khan.

Enquanto rotularam a Coreia do Norte como parte do “eixo do mal”, o governo americano entusiasticamente financiou cada etapa de seu programa de armas nucleares.


http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/11/conflito-entre-as-coreias-ou-como-os-eua-ajudaram-a-coreia-do-norte-a-obter-a-bomba-atomica/