domingo, 8 de junho de 2008

Blogue "Um Mundo Global" - Balanço II (a opinião do professor)


Caros alunos do 12º H


Respondendo aos diferentes desafios que me foram apresentados pelos alunos nos comentários ao "post" anterior, começaria por fazer o meu balanço da actividade do blogue neste ano lectivo. Devo realçar que este blogue representa umas das experiências mais entusiasmantes e gratificantes da minha vida profissional. Ao longo destes mais de 20 anos de carreira profissional desenvolvi, para além das actividades lectivas e de diversos cargos de coordenação e de supervisão pedagógica, diversas actividades que me entusiasmaram muito e de que tenho muito orgulho. Poderia destacar, entre outros, a coordenação do Clube de Ar Livre da ESRT e a coordenação do Clube de Vídeo e Cinema, também da nossa escola. Foram momentos muitos marcantes e que corresponderam a espaços de convívio, interacção e de cooperação com os meus alunos e não só.


Como referi no "post" anterior, o blogue "Um Mundo Global" (tal como o outro blogue "Superfície Frontal", este dedicado aos alunos do 10º ano) é um projecto pedagógico que nasceu no contexto de uma Oficina de Formação que frequentei, em horário pós-laboral, de Outubro a Dezembro do ano passado. O blogue tinha como grande objectivo constituir um espaço de reflexão e de partilha entre o professor e os alunos sobre os grandes e pequenos problemas deste mundo global em que vivemos e desenvolver nos alunos não só o conhecimento e o interesse por esses assuntos, mas, também, promover nos alunos o sentido crítico e a capacidade de expressão escrita, nomeadamente ao nível da argumentação.


Construir um blogue constituiu para mim um grande desafio, sobretudo porque não sou propriamente um especialista em informática e, também, porque o seu sucesso dependeria muito do interesse e da participação dos alunos. Diversos professores da nossa Escola já tinham tentado criar blogues, mas a participação dos alunos ficou muito aquém das expectativas, o que constituiu para os autores uma grande frustração. Não se esqueçam que criar um blogue e mantê-lo (alimentá-lo com regularidade) dá muito trabalho e ocupa muito tempo. Ora tempo é o que os professores têm menos nos tempos que correm (mas isso são outras "guerras" que não são para aqui chamadas).


O balanço que posso fazer da actividade do blogue neste ano lectivo é muito positivo e deveras gratificante. Devo dizer que em alguns momentos senti tanto entusiamo (sobretudo pela participação activa dos alunos) que trabalhar no blogue constituia uma certa "viciação". Mas que belo vício, não é verdade?! Já ultrapassamos as 10 mil visitas (contadas a partir de Janeiro) e é com muito orgulho que posso afirmar que grande parte dos comentários são de excelente qualidade, o que atesta a excelência dos alunos que mais participaram no blogue. O sucesso deste blogue deve-se fundamentalmente aos alunos que nele participaram e que o enriqueceram. Só tenho pena que uma boa parte da turma não tenha participado no blogue (ou tenha participado muito raramente), embora cada um tenha as suas razões, que eu respeito. Os seus comentários poderiam ter sido uma mais-valia para o blogue. É na diversidade de ideias e de opiniões que um grupo se torna mais rico, mais completo e mais forte. Já agora, gostaria de vos dizer que o blogue tem alguma visibilidade na Escola, tendo sido visitado por diversos professores e que todos eles têm elogiado a excelente qualidade dos vossos comentários. Alguns professores responsáveis por publicações especializadas da Escola têm-me pedido autorização para publicar nas suas revistas alguns dos melhores comentários do blogue.


Quanto ao futuro, tal como já vos disse, para já, irei manter o blogue em actividade. Sei que se aproximam os exames e as férias e que a vossa disponibilidade para fazer comentários não será muita. O futuro do blogue vai depender da minha disponibilidade de tempo e, fundamentalmente, do vosso interesse e participação. O blogue pode, eventualmente, constituir um elo de ligação entre todos nós.


Para terminar, gostaria de agradecer a vossa participação no blogue e dizer-vos que o seu sucesso deveu-se fundamentalmente ao vosso empenho, dedicação e à qualidade dos vossos comentários. Muito obrigado a todos.

Sem comentários: