domingo, 8 de junho de 2008

Governo brasileiro revela imagens de tribo indígena isolada

Espantados com a passagem do avião, os índios apontaram setas

As imagens reveladas pelo Governo brasileiro mostram uma tribo indígena que vive isolada perto do Rio Envira, na fronteira com o Peru. Esta remota tribo índia foi filmada por uma avião.

As imagens mostram os membros da tribo praticamente nus e armados com arcos e flechas que apontam ao avião que os sobrevoa. São duas pequenas aldeias, com cerca de 500 pessoas, que vivem em abrigos de palha organizados em linha. O Governo brasileiro afirma que fez estas imagens para provar que tribos como estas existem e não devem ser perturbadas. “Fizemos o voo para mostrar as suas casas, para mostrar que estão lá, para mostrar que existem”, disse à BBC um responsável governamental para os assuntos dos índios. “Isto é muito importante porque há quem duvide da sua existência”.

Provando essa existência, as autoridades brasileiras podem pôr em prática iniciativas para os proteger do “mundo civilizado”. Isto porque o simples contacto destas tribos indígenas com outras populações pode ser o suficiente para desaparecerem de vez. Para isso basta serem infectados com doenças que, para a maioria, são de simples solução, como a gripe ou varíola, mas que para estes índios pode ser fatal.

De acordo com a Fundação Nacional do índio (FUNAI) há registo 68 tribos que ainda vivem isoladas no Brasil. A maioria está no Acre e no Sul do Amazonas. Em todo o Mundo, pensa-se que há cerca de 100 tribos que nunca tiveram contacto com o mundo, quase todas no Brasil e no Peru.


Podem visionar um vídeo com uma reportagem de uma televisão brasileira sobre este acontecimento.


Sem comentários: