domingo, 21 de setembro de 2008

Três atentados terroristas

Atentado no Paquistão matou mais de 50 pessoas e fez pelo menos 271 feridos
21.09.08

O balanço do atentado de ontem contra o hotel Marriott de Islamabad vai em pelo menos 60 mortos, segundo a AFP, mas a Reuters fala ainda em 53 mortos, citando o Governo. Os feridos serão pelo menos 271, mas os trabalhos de busca ainda prosseguem no edifício, consumido ontem pelas chamas de pois de um atentado com um camião armadilhado que abriu uma cratera com mais de seis metros de profundidade. O veículo tinha entre 500kg a um tonelada de explosivos. Uma das vítimas é o embaixador da República Checa, 47 anos, que estava no edifício no momento do atentado, confirmou já o Ministério dos Negócios Estrangeiros checo. Um diplomata dinamarquês também está dado como desaparecido após o atentado, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros deste país. Entre os mortos estrangeiros há ainda dois cidadãos americanos e um vietnamita, disse hoje o ministro do Interior, citado pela Reuters. Mas há também relatos de uma alemão morto. Entre os feridos havia também onze estrangeiros.Tudo indica que o atentado terá sido da responsabilidade da Al-Qaeda, de acordo com as agências internacionais, com vários analistas a falarem de “um terrível aviso da Al-Qaeda tanto ao Paquistão como aos Estados Unidos”. As características da operação são típicas desta organização.“Este atentado é uma mensagem da Al-Qaeda e dos talibã: de os paquistaneses e os americanos na pararem com os seus ataques aos santuários deles nas zonas tribais, eles responderão no Paquistão se não o puderem fazer nos EUA”, afirma Hasan Askari, politólogo e editorialista paquistanês citado pela AFP como sendo “de renome”. O atentando foi firmemente condenado pelos EUA, Rússia e países europeus, que asseguraram o seu apoio ao Paquistão e a sua determinação na luta contra o terrorismo. A Índia, vizinha e inimiga do Paquistão, e também alvo frequente de atentados, exprimiu “choque e tristeza” pelo ocorrido, numa mensagem do primeiro-ministro Manmohan Singh ao seu homólogo Yousuf Raza Gilani.







Espanha
Cantábria: Um morto em atentado da ETA
22.09.08

A explosão de um carro armadilhado junto a uma escola militar de Santoña, na Cantábria, norte de Espanha, matou esta madrugada o oficial do Exército Luis Conde. O atentado foi precedido de uma chamada anónima em nome da organização basca ETA.“Uma pessoa morreu e uma outra foi hospitalizada, mas a sua vida não corre perigo”, precisou à AFP uma fonte governamental autónoma da Cantábria. Ambas as vítimas pertenciam à escola militar Virgen del Puerto de Santoña, diante da qual ocorreu a explosão. Dizendo falar “em nome da ETA” - a organização separatista basca -, uma voz anónima ligou para os serviços de assistência rodoviária basca (DYA), a fim de alertar que uma bomba iria explodir à 01h00 local (00h00 em Lisboa) em Santoña, de acordo com um porta-voz da DYA. Este atentado faz elevar para cinco o número de pessoas mortas em acções reivindicadas pela ETA desde o fim da trégua de 15 meses, em Junho de 2007. Outros dois atentados sacudiram o País Basco espanhol na madrugada de sábado para domingo, um dos quais fez dez feridos. Estes ataques foram igualmente atribuídos à ETA, acusada pelas autoridades locais de quererem um “massacre”. Os dois atentados foram levados a cabo com carros armadilhados, carregados de uma centena de quilos de explosivos, causando importantes danos materiais. A primeira bomba explodiu cerca da meia-noite diante de uma instituição de crédito, em Vitória. Esta explosão não provocou vítimas porque foi precedida de uma chamada de alerta em nome da ETA. A segunda bomba, que não teve aviso prévio, explodiu cerca das 04h30 (03h30) diante de um posto de polícia em Ondarroa - um porto pesqueiro do Golfo da Biscaia, não longe de Bilbau - fazendo dez feridos. O chefe do governo espanhol, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, condenou os ataques, afirmando que “o Estado democrático não irá recuar nem um milímetro” na sua luta contra a ETA, considerada como uma organização terrorista pela União Europeia e tida como responsável pela morte de 823 pessoas em 40 anos de violência.
Carro invadiu zona pedonal e atropelou transeuntes
Quinze pessoas feridas em ataque na cidade de Jerusalém
22.09.2008

Quinze pessoas ficaram feridas quando um carro entrou numa rua pedonal no centro de Jerusalém Leste, ao início da noite de hoje, atropelando quem encontrou pela frente. O condutor do veículo, alegadamente um palestiniano, foi morto no local e as autoridades israelitas classificaram já o incidente como um ataque terrorista.Segundo os serviços de emergência israelitas, citados pela edição online do diário Haaretz, pelo menos duas pessoas foram atropeladas com gravidade. Segundo a mesma fonte, a maioria das vítimas são soldados que circulavam pelo local. A polícia adianta que o palestiniano que conduzia o automóvel foi morto por um transeunte armado que se encontrava no local. O ataque ocorreu perto da praça Tzahal, nas imediações das muralhas da Cidade Antiga, a curta distância da porta de Jaffa.Este é o terceiro incidente do género em Jerusalém nos últimos meses. A 2 de Julho, um palestiniano apoderou-se de um bulldozer e lançou o veículo contra vários carros que circulavam numa das mais movimentadas artérias da zona ocidental da cidade, matando três pessoas e ferindo outras 45, antes de ser morto por militares que se encontravam nas imediações. Três semanas mais tarde, 16 pessoas ficaram feridas num ataque idêntico, que terminou também com a morte do condutor.
No espaço de apenas dois dias três atentados terroristas em diferentes partes do globo: Paquistão, Espanha e Israel. É o terrorismo global, uma das grandes ameaças mundiais dos nossos dias.

2 comentários:

Filipe Ribeiro disse...

É realmente preocupante o que está a acontecer no Paquistão, todos os dias morrem pessoas e a Al-Qaeda não irá parar. Estou bastante ansioso para ver que medidas tomará Barack Obama(caso este ganhe), em relação ao Iraque, já que sabemos que irá tirar as tropas progressivamente.
Só espero que não como o George Bush que tira cinco mil, quando no mês anterior envio trinta mil.
À espera de dias melhores...

Mariana_Magalhães disse...

Realmente estes acontecimentos são bastante preocupantes..Concordo com o Filipe. Espero que Obama seja eleito, pois parece ser o único com ideias lúcidas e em ordem e com uma excelente cabeça em cima dos ombros.
Este sim é um belo exemplo não só para a América mas para todo o mundo, na minha opinião.
Por fim, quero acrescentar que penso que o verdadeiro terrorista nesta situação não é a Al-Qaeda mas sim George W. Bush.