sábado, 27 de setembro de 2008

China cumpre primeiro passeio espacial


Taikonauta Zhai Zhigang caminhou no espaço durante 15 minutos


Zhai Zhigang cumpriu hoje o primeiro passeio espacial alguma vez realizado pela China. Com uma saída de 15 minutos, o astronauta colocou a China na curta lista dos países que fizeram uma caminhada no espaço, depois dos Estados Unidos e da Rússia. O taikonauta (astronauta chinês) Zhai Zhigang deixou a nave espacial Shenzhou VII às 09h43 para um passeio espacial que se prolongou até às 10h00, durante o qual agitou a bandeira chinesa. A caminhada teve menos de 20 minutos do que o inicialmente previsto, uma situação que ficou sem explicações por parte da China.“A vossa saída no espaço foi um sucesso”, disse o Presidente chinês, Hu Jintao, durante um contacto com o astronauta após o seu regresso à Shenzhou VII, sublinhando que se tratou “do maior avanço para o desenvolvimento dos voos espaciais tripulados” chineses e de um contributo “notável para o programa espacial nacional”. “A pátria e o povo agradecem-vos”, acrescentou Hu Jintao. Já no interior da nave espacial, Zhai Zhigang saudou “o povo chinês e o mundo inteiro”, afirmando que os três taikonautas que integram a missão espacial chinesa “se encontram bem” e que as “experiências científicas estão a decorrer como o previsto”. A missão da Shenzhou VII foi lançada a alguns dias do feriado nacional de 1 de Outubro na China, quando é celebrada a “grandeza do país”, e a alguns dias do 50.º aniversário da Nasa. A missão tem uma duração prevista de 68 horas, estando previsto que a nave espacial chinesa regresse a Terra amanhã. Este é o maior passo da China no espaço, depois de em 1999 ter realizado o seu primeiro voo espacial não tripulado.


É impressionante constatar como a China que há vinte anos atrás era considerado um país muito pobre, é agora capaz de organizar com sucesso os jogos olímpicos e lançar uma nave espacial tripulada. Não é?

1 comentário:

Brandão disse...

Isto só prova que a China é uma voz importante no Mundo, pois não é qualquer país que faz o seu "primeiro passeio espacial", e no mesmo ano a China organiza os jogos Olímpicos(o que também não é qualquer país que o consegue), e ao lado dos Estados Unidos e a Rússia a China consegue destacar-se também no que toca a explorar o espaço. Mas a China têm muito que fazer pelo seu povinho, pois é um autêntico atentado o que o Governo chinês faz ao seu povo.
Mas estou confiante que Portugal irá chegar a fazer o seu "passeio espacial"
Miguel 11J