terça-feira, 24 de março de 2009

Incêndios consomem mato e floresta em três áreas protegidas


Esta manhã deflagraram em três áreas protegidas cinco incêndios que estão fora de controlo e a consumir mato e floresta. Os bombeiros combatem as chamas em Fragas de Montesinho (Bragança), no Parque Natural de Montesinho, em Curiscadas e em Penedo do Lagarto (Melgaço) e São Lourenço (Montalegre), os três no Parque Nacional da Peneda-Gerês, e em Noria (Freixo-de-Espada-a-Cinta), no Parque Natural do Douro Internacional.Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), 32 bombeiros, apoiados por sete veículos, estão a combater as chamas em Montesinho. No local estão duas equipas do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro e uma equipa de Sapadores Florestais. Está ainda um Helicóptero Bombardeiro Pesado.Em Curiscadas, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, estão 13 homens, apoiados por três veículos e por um Helicóptero Bombardeiro Pesado. No local estão duas equipas do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro e uma equipa de Sapadores Florestais.Ainda na área do Parque Nacional deflagrou às 10h38 um incêndio em São Lourenço, que está a consumir área florestal. No terreno estão oito homens, apoiados por dois veículos. Às 09h50 deflagrou um incêndio em Penedo do Lagarto, no Parque Nacional. As chamas estão a ser combatidas por 12 bombeiros, apoiados por três veículos.Em Cabril, Faião, os bombeiros conseguiram controlar um foco de incêndio mas um outro continua por controlar. As chamas encontram-se no limite da Mata da Albergaria, segundo o PÚBLICO no local. Os acessos difíceis são um obstáculo aos trabalhos dos mais de 30 bombeiros, apoiados por sete veículos, considerou Acácio Monteiro, comandante da companhia de Brasfemes (Coimbra). No Parque Natural do Douro Internacional está por circunscrever um fogo com duas frentes activas que deflagrou em Noria às 10h09. No local estão 23 bombeiros, apoiados por oito veículos. (Público, 24.03.09)


Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370627&idCanal=2100

Ainda estamos no mês de Março e os incêndios já são um flagelo em Portugal. Nos últimos dias tem estado em risco uma das matas mais belas de Portugal e que constitui uma das mais importantes reservas de biodiversidade de Portugal e da Europa: a mata de Albergaria no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Se esta mata desaparecer será uma perda incalculável e irreparável para o nosso país.

2 comentários:

Troca Letras disse...

Eu estou a pensar ire este ano fazer algumas caminhadas para o Geres, espero que as fotos que quero fazer da natureza local, não seja fotos de lugares negros

Mara disse...

Tal como o professor refere, ainda estamos em Março e esta calamidade vai-se erguendo cada vez mais atenpadamente e preocupando toda a população.
É completamnte degradante "assistir" a este tipo de acontecimentos sem nada poder fazer. E sinceramente não vejo que isto seja um acto muito preocupante para o governo, que pouco tem vindo a fazer ... após não se importar com o derrube de sobreiros, que igualmente ao GerÊs, são bastante importantes na cultura portuguesa e são também protegidos.
A biodiversidade portuguesa vai ficando com o passar do tempo cada vez mais desiquilibrada e com pouca amplitude relativamente à sua preservação!