quinta-feira, 12 de março de 2009

O FC Porto e a cidade do Porto


Foto: Reuters

No dia seguinte a mais um feito da equipa de futebol do F. C. do Porto (a eliminação do Atlético de Madrid e a consequente passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões), a pergunto que vos faço é a seguinte:

Que importância têm os êxitos internacionais do FCP para a afirmação e projecção internacional de uma cidade como a do Porto.


Em complemento, podem visionar um vídeo de um debate realizado na Universidade Católica sobre este tema em 7 de Fevereiro de 2008 em http://artes.ucp.pt/ocp/. Se tiverem tempo vejam pelo menos a parte inicial que corresponde à apresentação do tema por parte do jornalista Bruno Prata.

Fiquem também com um vídeo com o hino do F.C. do Porto e com imagens do clube e da cidade.


1 comentário:

Cristiana Alves disse...

Em primeiro lugar é de felicitar o FCP que mais uma vez consegue atingir um patamar que não é possível para todos como os quartos de final.
Fico bastante contente com esse acontecimento e também bastante orgulhosa !
Em relação ao vídeo com imagens da cidade e do FCP chega a um ponto em que arrepia, visto que uma pessoa relembra determinados momentos, determinadas vitórias, e por um outro lado a dedicação e amor ao clube por parte dos adeptos.

No que diz respeito á pergunta feita, eu penso que o facto de o FCP cada vez mais se afirmar no futebol a nível mundial é bastante vantajoso e acaba mesmo por projectar a cidade, até porque como foi referido naquela palestra da Universidade Católica, nos dias de hoje os repórteres tanto das rádios como dos jornais e até mesmo das televisões, fazem a cobertura do jogo, mas retratam também questões que têm muito haver com os locais onde as provas são disputadas/realizadas, e claro que como o senhor referiu isso acaba por divulgar a cidade.
A realização destes jogos acaba também por trazer estrangeiros á nossa cidade visto que os adeptos das equipas vêm "atrás" do seu clube com o intuito de o apoiar, e isso pode despertar o interesse pela cidade.
Muitas vezes quando se realizam jogos com equipas estrangeiras é possível ver a grande quantidade de adeptos do clube por exemplo na Ribeira do Porto e isso é muito benéfico para a cidade do Porto.

Agora é só esperar e apoiar, para que o FCP possa ir mais longe ainda :D

Cristiana Alves
12ºH