sábado, 10 de outubro de 2009

Barack Obama - Prémio Nobel da Paz 2009


Como todos já devem saber, o presidente norte-americano, Barack Obama, foi escolhido pelo Comité Nobel norueguês para Prémio Nobel da Paz 2009. Para muitos foi uma grande surpresa pois Obama é presidente há muito pouco tempo e ainda não teve tempo para deixar marcas importantes, nomeadamente no campo da paz. Julgo que este prémio foi atribuído não por aquilo que já fez mas mais pelo seu discurso apaziguador e pelas oportunidades de paz que parece estar a dar ao Mundo pelo seu empenho na diplomacia internacional ao invés do seu antecessor, George W. Bush, que priveligiava mais a força.

Fiquem agora com a Declaração integral do Comité Nobel sobre a escolha de Barack Obama:



"O Comité Nobel norueguês decidiu que o Prémio Nobel da paz de 2009 será entregue ao Presidente Barack Obama pelo extraordinário esforço para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.

O Comité atribui especial importância à visão e ao trabalho de Obama para alcançar um mundo sem armas nucleares.

Como presidente, Obama criou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral ganhou uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar.

O diálogo e as negociações são preferidos como instrumentos de resolução mesmo nos mais difíceis conflitos internacionais.

Graças à iniciativa de Obama, os EUA desempenham agora um papel mais construtivo no sentido de responder aos grandes desafios climáticos com que o mundo é confrontado.

A democracia e os direitos humanos têm de ser reforçados.

É muito raro uma pessoa conseguir, no tempo em que Obama conseguiu, capturar a atenção mundial e dar às pessoas um sentimento de esperança rumo a um futuro melhor.

A sua diplomacia é fundada no conceito de que aqueles que governam o mundo têm de o fazer com base em valores e atitudes partilhadas pela maioria da população mundial.

Durante 108 anos, o Comité Nobel norueguês lutou precisamente para estimular este tipo de política internacional e estas atitudes das quais Obama é agora o principal porta-voz mundial.

O Comité subscreve o apelo de Obama de que 'agora é tempo de todos nós tomarmos a nossa parte de responsabilidade para se alcançar uma resposta mundial aos desafios mundiais'."


O que é que acham da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Barack obama? Foi merecido? Que importância terá esta escolha quer para Obama, como também para os EUA e para o Mundo em Geral, nomeadamente para a questão da Paz?

2 comentários:

Pato disse...

ainda nao percebi porque há tanto perconceito em termos da raça negra! Barack Obama é o perfeito exemplo de um afro-americano diferente, com ideias mais igualitáris para a sociedade em que vive, mas deparou-se logo com um país com excessos de capitalismo, o que levou logo a uma grande contestação sobre as suas medidas de gratificar o serviço nacional de saúde da América.Na minha opinião pelo que tem feito, o prémio é muito bem entregue, pois ao contrário da maior parte dos presidentes que passaram pelos E.U.A, este sem dúvida que é o presidente que mais se preocupa com o seu povo e em manter a paz no Mundo.Resumindo é um dos poucos americanos que ainda se aproveitam! Diogo correia, nr 7 12ºI

Márcia Pereira disse...

Barack Obama foi premiado com o Nobel da Paz de 2009. Na minha opiniao foi um premio bem merecido, visto que se esforçou para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos. Concordo com o diogo quando diz: "Barack Obama é o perfeito exemplo de um afro-americano diferente, com ideias mais igualitáris para a sociedade em que vive". Alem de ser um homem com "H", e um excelente presidente, que se preocupa com o bem estar de toda a gente.
Marcia Pereira nº: 17/ 12º I