segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Setembro foi o mês mais seco dos últimos 22 anos em Portugal


O mês de Setembro foi o mais seco dos últimos 22 anos em Portugal continental, enquanto a temperatura do ar foi superior ao normal, de acordo com o boletim climatológico do Instituto de Meteorologia (IM).

A quantidade de precipitação registada durante Setembro foi “bastante inferior ao valor médio (1971-2000)”, considerado como período de referência.

Em relação aos termómetros, a temperatura máxima do ar foi de 1.6 graus Celsius superior ao normal, tendo-se registado no mês de Setembro uma onda de calor em alguns locais pontuais do Norte e Centro, refere o IM no boletim.

A situação de seca meteorológica ficou agravada face ao mês de Agosto, com todo o território do continente em situação de seca.

Dez por cento do território continental está em “seca fraca”, 44 por cento em “seca moderada”, 43 por cento em “seca severa” e três por cento em “seca extrema”. O índice de seca meteorológica apresenta nove níveis entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

A seca meteorológica pode não corresponder às secas hidrológica ou agrícola, dado que existe sempre um desfasamento de tempo entre os valores meteorológicos e hidrológicos, porque a falta de chuva pode demorar a reflectir-se nas albufeiras.

Na Madeira, as temperaturas registadas em Setembro também foram superiores às normais, com a média máxima no Funchal a registar 0.6º acima do período de referência. Neste arquipélago, a quantidade de precipitação foi inferior aos valores normais.

Nos Açores, os valores médios da temperatura do ar foram também superiores ao valor médio (1971-2000) no Grupo Oriental e próximo do valor médio nos restantes Grupos. Aqui, a precipitação foi igualmente inferior aos normais (1971-2000) em todo o arquipélago.

O boletim climatológico de Setembro indica ainda que os valores da quantidade de precipitação acumulada no final do ano hidrológico (período entre 1 de Outubro de 2008 e 30 de Setembro 2009) são inferiores aos valores médios de 1971-2000 em quase todo o território do Continente.

Em termos de percentagem da quantidade de precipitação em relação aos valores médios, a precipitação acumulada desde 1 de Outubro de 2008 é inferior a 80 por cento em quase todo o território.

Fonte: http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1404758&idCanal=2101

1 comentário:

Sofia Pedrosa disse...

O aquecimento global está a dar que falar e a dar que trabalhar. Com o aquecimento global o clima sofre alterações inimagináveis que afectam milhares de populações a nível mundial. Se viermos a reparar não foi só este ano em que o mês de Setembro conseguiu ser o mais seco mas, podemos tentar lembrar-nos no mês de Setembro do ano passado em que, embora as temperaturas não tenham sido tão altas como este ano, a diferença não é muita. Saberemos que se não conseguirmos parar com este problema e com os níveis de emissões de CO2 o mundo não resistirá muito mais? As secas já são um problema para muitas agriculturas e as chuvadas fora de tempo também onde se arrasam muitas culturas e estragam muitas vidas de agricultores. Temos que pôr um travão nisto, senão, onde é que o nosso Planeta irá parar?