sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Muros ao redor do mundo: México-Estados Unidos, Israel-Cisjordânia e Rio de Janeiro (favelas)

Muro entre os EUA e o México, em pleno deserto


No dia 9 de Novembro comemoramos os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Infelizmente existem ainda outros muros em diversas regiões do Globo que continuam a envergonhar a humanidade. Há dias escrevi sobre o muro que a Índia está a construir ao longo da sua fronteira com o Bengladesh.

Hoje é a vez de fazer referência a outros muros: o que os EUA começaram a construir ao longo da sua fronteira com México, em 1991, e que serve para combater a imigração ilegal de mexicanos e de outros povos latino-americanos; o muro que Israel construi a partir de 2002 que separa este país da Cisjordânia (território palestiniano) e, ainda, os muros que a cidade do Rio de Janeiro (Brasil) está a contruir para isolar as populações de algumas favelas mais problemáticas das áreas mais ricas da cidade.

Fiquem com um conjunto de artigos da BBC Brasil sobre estes muros, que são complementados com vídeos com reportagens alusivas ao assunto.


Muro entre os EUA e o México

A fronteira entre o México e Estados Unidos tem 3,2 mil quilómetros. O governo americano construiu um muro de metal num terço de sua extensão. Estima-se que foram investidos mais de 2,4 milhões de dólares na barreira para dificultar a passagem de imigrantes ilegais vindos do México e América Central.

A construção do muro começou em 1991, mas foi em 1994 que os Estados Unidos decidiram intensificar a segurança sob a chamada “Operação Guardião”.

Em quinze anos, segundo a Comissão Nacional de Direitos Humanos do México, mais de 5,6 mil imigrantes ilegais morreram a tentar cruzar a fronteira. A maioria, em consequência das altas temperaturas do deserto.

Centenas de famílias ficaram separadas pelo muro que actualmente praticamente impede o contacto entre os dois lados.

Em alguns pontos da fronteira, além do muro há três cercas de arame que impedem qualquer tipo de contacto entre os dois lados. Com a altura média de 4 ou 5 metros, o muro tem sido equipado recentemente com uma série de dispositivos tecnológicos como detectores infravermelhos, câmaras, radares, torres de controlo e sensores de terra para controlo mais eficiente da fronteira.





Muro entre Israel e a Cisjordânia (Palestina)


Em 2002, o governo israelita iniciou a construção da barreira de separação entre Israel e a Cisjordânia, alegando como objectivo a proteção de seus cidadãos de ataques palestinos.

O que para Israel é uma “parede de segurança” é interpretado do lado palestino como um “muro de apartheid”.

A barreira divisória é ilegal segundo a legislação internacional.

Quando terminada, aproximadamente 85% da barreira estará sobre território palestino ocupado, que inclui Cisjordânia e Jerusalem oriental.

Somente 15% da estrutura segue a chamada “linha verde”, a demarcação estabelecida no armistício de 1949 entre Israel e Cisjordânia, hoje reconhecida internacionalmente como fronteira entre ambos os territórios.

Segundo dados das Nações Unidas de Julho de 2009, 58,3% da barreira estão terminados.






Muros na cidade do Rio de Janeiro (áreas pobres/áreas ricas)

O governo do estado do Rio de Janeiro está construindo desde o começo do ano vários muros ao redor de algumas das favelas e bairros pobres que crescem nos morros da cidade.

No total, 13 favelas ficariam rodeadas pelos muros.

Segundo as autoridades, o objectivo é evitar que as construções precárias dessas comunidades destruam a vegetação da Mata Atlântica que resta ao redor das favelas.

No morro de Santa Marta já foram construídos mais de mais de 600 metros de muro, enquanto que na Rocinha o governo concordou em limitar a parede às zonas com risco de deslizamento. O restante será transformado em sítios ecológicos e reservas naturais.

Para alguns críticos, os muros do Rio de Janeiro teriam o objectivo de separar as partes mais pobres da sociedade das mais ricas no que contaria como um "apartheid" social.





Fonte: BBC Brasil

Para visionarem a grande reportagem da RTP "Os Muros da Fé" sobre os muros de Belfast e de Nicósia cliquem aqui.

1 comentário:

Prof. Mateus disse...

Muro de merda!!! Vão construir algo decente!!!