segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Viagem à região da Ribeira Sacra (Galiza)

Nestas férias passei alguns dias (cinco) em Ourense e na região da Ribeira Sacra (os tempos que correm não dão para mais!). A Ribeira Sacra é uma região que fica entre Ourense e Lugo, no interior da Galiza, estendendo-se ao longo dos vales dos rios Miño (Minho em português) e Sil, sendo este um afluente do primeiro. A designação de "Ribeira Sacra" (Ribeira Sagrada), que já vem do tempo da nossa Dona Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), deve-se ao facto de esta região possuir uma elevadíssima concentração de mosteiros (18), em locais isolados e com um enquadramento paisagístico fantástico, a maior parte de origem medieval. Visitei apenas três: Santo Estevão de Ribas de Sil, Santa Cristina de Parada do Sil e, ainda, S. Pedro das Rocas (sendo este, para mim, o mais impressivo). "Ribeira Sacra" é, também, a Denominação de uma região demarcada de vinhos. Nesta região destaca-se, também o Canhão do Sil, um vale muito encaixado, muito belo, em estado bastante selvagem e que é possível visitar de barco.

Aqui ficam algumas imagens (com música folk galega de fundo) desta região que vale a pena conhecer e que fica muito próxima do nosso país.


Canhão do rio Sil (Ribeira Sacra)


Cidade de Ourense

E as vossas férias correram bem?

2 comentários:

Vasco PS disse...

Olá Professor,

Vejo que as suas férias na Galiza devem ter sido óptimas. É, sem dúvida, uma região apaixonante. Este local, em específico, pelo o que mostram as imagens é lindíssimo...mais um local a acrescentar à minha lista de futuras "escapadinhas".

As férias foram boas mas passaram muito depressa. A faculdade está à porta mas penso que preciso ainda de mais uns dias para recuperar.

Espero que tenha um bom regresso às aulas!

Eduardo Vales disse...

Obrigado Vasco. Espero que também tu e todos os teus colegas tenham um bom ano lectivo e que consigam entrar no curso mais pretendido.