sábado, 27 de setembro de 2008

PSP deteve 21 pessoas numa operação nocturna em bairros do Grande Porto


Na entrada da Rua de Arnaldo Leite, no Bairro do Aleixo, cerca de 40 pessoas estavam encostadas a um muro, anteontem à noite, com os braços levantados e vigiadas por elementos da PSP do Porto armados. Era o começo de uma grande operação policial que envolveu 160 polícias, no Bairro do Aleixo, no Porto, Urbanização Vila d'Este, em Gaia, e Bairro Alberto Sampaio, na Póvoa de Varzim. A operação incluiu ainda fiscalização rodoviária, estendeu-se até à manhã de ontem e levou à detenção de 21 pessoas.
Um dos detidos é dono de três casas de alterne, no Grande Porto. No âmbito da sua detenção, a polícia realizou seis buscas domiciliárias e três buscas em estabelecimentos comerciais. Daí resultou a apreensão de armas brancas, duas armas calibre 6,35mm, uma réplica de arma de fogo, dois bastões, 22 telemóveis, uma bicicleta, três LCD, cinco computadores, uma máquina fotográfica, duas de vídeo e outra de fortuna e azar. A apreensão de estupefacientes incluiu 134 doses de cocaína, 150 de heroína e 285 de haxixe. Em dinheiro, a PSP apreendeu 272 dólares e 8100 euros.
Alguns moradores da zona do Aleixo como o casal Maria e Manuel, ambos de 44 anos, comentavam para o PÚBLICO que a operação "foi para as televisões" e que não vai resolver os problemas que se vivem diariamente no bairro.


O que pensam do ambiente que se vive nalguns bairros sociais da área Metropolitana do Porto? O que fazer para melhorar esta situação?

5 comentários:

Joana Couto disse...

Eu penso que esta situação de insegurança já existe há muito tempo, só ultimamente é que tem sido falada porque a televisão e os jornais é que medem a importância de uma notícia,logo somos um pouco influenciados por estes meios.
Acho que estas operações nocturnas deviam acontecer mais vezes em sítios problemátcisoa como costumam ser os bairros.
Penso que o governo e as câmaras deviam intervir nesta situação,pois são os bairros que alojam pessoas com mais dificuldades e que sofrem de problemas como a criminalidade,a droga,entre outros..
Acho que esta questão deveria ser pensada e não devem aglomerar a população com mais problemas no mesmo sítio,mas sim dividi-los,de modo a que estas possam conviver com outras pessoas,podendo até mudarem os seus hábitos!

Cátia Cunha disse...

Desde a entrada do novo milénio, principalmente, a criminalidade tem disparado em flecha. A verdade é que não me lembro de como estas situações se processavam, e com que ocorrência, na década de noventa, mas parece-me que cada vez mais a violência, furtos, contrabando e afins estão mais presentes no dia a dia de todos. São de tal maneira frequentes, que nós, portugueses, começamos a quase nem ligar cada vez que os noticiários reportam estas situações.
Os bairros do Porto sempre foram conhecidos pela violência lá presenciada. Desde o cerco do Porto, ao "Tarrafal", enfim, quem não conhece estes nomes?
Pessoalmente, eu tenho um certo receio de passar sozinhas por essas zonas, "não vá o diabo tecê-las".
Infelizmente, e mais uma vez de acordo com a actualidade, não me parece que esta situação tenda a mudar. As próprias autoridades têm muitas vezes medo de actuar nestas localidades de risco, e como censurá-los?
Quem sabe se munidos de novas armas, veículos, e com um treino mais especializado, não se sentiriam mais seguros para intervir, de modo a trazer sossego, não só aos habitantes indefesos desses bairros, mas como também À população em geral.

Cátia Cunha
11ºJ

Nelson Araújo disse...

No meu ver estas operações ja deviam ter começado bastante mais cedo. Mas em Portugal é perciso chegar ao extremo para que se abra os olhos e se começe a tomar medidas. Claro que é dificil conseguir controlar todos os problemas existentes nos bairros mais problemáticos,mas se as autoridades se focarem nos mais perigosos aos poucos as coias começam "acalmar".
Agora quando é que não sei mas num futuro próximo muito dificlmente.

Nelson 11ªJ

Diogo Ferreira disse...

Portugal esta a ser alvo de uma grande onde de assaltos. Durante algumas semanas, diariamente os jornais televisivos iniciaram-se com noticias sobre grandes assaltos, assaltos a empresas bancarias, bombas de gasolina, assaltos a mão armada, carjacking, homejacking etc. Estes assaltos chegaram ao ponto de se tornar assaltos diarios efectuados quase sempre pelo mesmo grupo, isto porque, a policia judiciaria sente uma grande necessidade de organização e falta de meios para actuar contra os supostos assaltantes. Felizmente a policia judiciaria decidiu tomar fortes medidas, criaram operações de rusga de norte a sul do pais pelos bairros mais problemáticos e nas estradas portuguesas. Estas operações na minha opinião foram um sucesso uma vez que foram detidas centenas de pessoas por posse ilegal de armas e drogas nas suas casas, nas estradas milhares de condutores foram altuados por excesso de alcool no sangue, conduçao sem carta, posse de drogas e falta de documentçao da viatura ou ate do proprio condutor, ou seja, pessoas ilegais no nosso pais. Depois destas operações de norte a sul do pais penso que a criminalidade abrandou um pouco, mas não estamos completamente seguros, longe disso uma vez que podemos ser alvo de assaltos em qualquer lado em qualquer altura do dia.

Diogo Feerreia 11ºJ

Filipe Ribeiro disse...

Assaltos, assasinatos, tráfico de drogas, etc. Sempre existiram mas agora, além de muitos casos virem ao de cima(demonstrados na televisão), a intensidade destes tem vindo a aumentar...21 pessoas ainda é um número muito grande, a verdade é que todos os dias piora...As pessoas cada vez tem menos escrúpulos e se preocupam menos com as outras...Estas operações não só devem continuar a existir como devem aumentar.
Claro que haverá sempre crime mas com mais vigilância,a taxa de crime irá diminuir!
12ºH