segunda-feira, 22 de junho de 2009

Chegou o Verão: Solstício de Verão 2009

Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério norte.


Este ano o Solstício de Verão ocorreu ontem, dia 21 de Junho, às 06h e 46m. O solstício de verão representa o início do Verão no Hemisfério Norte, a estação mais quente do ano. Esta estação prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 22 de Setembro de 2009 às 22h e 19m.

No Hemisfério sul, o Solstício de Junho representa o início do Inverno, a estação mais fria do ano.


Solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em Dezembro e em Junho. O dia e hora exactos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenómeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exactos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia.

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério norte, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Câncer. No solstício de inverno do hemisfério norte, ocorre a mesma coisa no Trópico de Capricórnio.
Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério sul.

Na linha do equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite. Desse modo os solstícios nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas e somente podem ser observadas pela máxima inclinação da luz solar para o norte ou para o sul. Na linha do equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno uma vez que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.

Nas linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio, os solstícios de verão respectivos a cada hemisfério da Terra, coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem verticalmente.

Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno, respectivamente.


Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de verão era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes. O solstício de verão, o maior dia do ano, simbolizava o tempo de abundância, da fertilidade. É quando as noites são curtas e os dias longos, e a natureza está no ápice de sua produtividade. Hoje em dia, os ancestrais costumes pagãos evoluiram para festas de cariz religioso como, por exemplo,a do S. João que, no caso da cidade do Porto, constitui a sua festa principal e que ainda preserva uma forte simbologia pagã, como saltar sobre as fogueiras e festejar toda a noite até ao nascer do sol, por exemplo.


Sem comentários: