sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson - Earth Song


Não podia deixar de fazer referência à morte de Michael Jackson que ocorreu ontem em Los Angeles, nos EUA.

Embora não seja um dos meus cantores favoritos, é indiscutível que Michael Jackson é um dos nomes maiores da música pop mundial, um verdadeiro ícone da cultura pop e um dos produtos mais globalizados neste Mundo Global, ainda que a sua vida tivesse sido envolta em grande polémica, nomeadamente pelas mudanças sucessivas de visual e por acusações de ter um comportamento reprovável, nomeadamente acusações de pedofilia que nunca foram provados em tribunal.

Por isso não podia deixar de o invocar e recordar algumas das canções que ficaram para a história da música pop como Thriller, Bad, Black or White ou Scream (todas elas com vídeos espectaculares, mas que de momento não é possível incorporar em blogues) e que o tornaram um ídolo para muitas pessoas em todo o Mundo, especialmente durante os anos 80 e princípios dos anos 90.

De todas as canções de Michael Jackon disponíveis no Youtube, escolhi para incorporar no blogue "Earth Song", uma canção menos conhecida e que alerta para os problemas ambientais do nosso planeta.



What about sunrise
What about rain
What about all the things
That you said we were to gain...
What about killing fields
Is there a time
What about all the things
That you said was yours and mine...
Did you ever stop to notice
All the blood we've shed before
Did you ever stop to notice
The crying Earth the weeping shores?

What have we done to the world
Look what we've done
What about all the peace
That you pledge your only son...
What about flowering fields
Is there a time
What about all the dreams
That you said was yours and mine...
Did you ever stop to notice
All the children dead from war
Did you ever stop to notice
The crying Earth the weeping shores

I used to dream
I used to glance beyond the stars
Now I don't know where we are
Although I know we've drifted far

Hey, what about yesterday
(What about us)
What about the seas
(What about us)
The heavens are falling down
(What about us)
I can't even breathe
(What about us)
What about apathy
(What about us)
I need you
(What about us)
What about nature's worth
(ooo, ooo)
It's our planet's womb
(What about us)
What about animals
(What about it)
We've turned kingdoms to dust
(What about us)
What about elephants
(What about us)
Have we lost their trust
(What about us)
What about crying whales
(What about us)
We're ravaging the seas
(What about us)
What about forest trails
(ooo, ooo)
Burnt despite our pleas
(What about us)
What about the holy land
(What about it)
Torn apart by creed
(What about us)
What about the common man
(What about us)
Can't we set him free
(What about us)
What about children dying
(What about us)
Can't you hear them cry
(What about us)
Where did we go wrong
(ooo, ooo)
Someone tell me why
(What about us)
What about babies
(What about it)
What about the days
(What about us)
What about all their joy
(What about us)
What about the man
(What about us)
What about the crying man
(What about us)
What about Abraham
(What was us)
What about death again
(ooo, ooo)
Do we give a damn

5 comentários:

Joana Couto disse...

Bem, primeiro tenho a dizer que a foto que o professor escolheu o favorece bastante!

Relativamente a este cantor, marca uma grande geração, feita de grandes êxitos, sendo sempre triste perder um nome como Michael Jackson!

Maria Ferreira disse...

É realmente triste quando um artista de grande talento como o Michael Jackson morre.
Para mim este artista é um dos melhores artistas musicais e infelizmente faleceu, a morte dele na minha opinião compara se um pouco á morte de Elvis onde muitas pessoas o homenagiaram e assim ontem fizeram o mesmo ao Michael Jackson, o que na minha opinião mostrou o respeito que todos nós sentiamos por ele...

ClaudiaSilva disse...

Estava eu num dos meus dias em que nao se via nada de jeito na televisao e andava sempre a mudar de canal quando prestei atenção ao Sky news que tinha uma foto do Michael Jackson na tv. Do pouco que eu entendo de inglês entendi prefeitamente que ele tinha morrido. Sinceramente já andava à espera disto há algum tempo, toda a gente sabia que o se estado de saúde não era o melhor. No entanto é sempre uma pena perder este ícone da música pop. Era sem dúvida o Rei da Pop, apesar de também não ser o meu cantor favorito nem de longe nem de perto, tem algumas músicas dele que eu gostava e gosto como a Thriller e a que o setor postou Earth Song.
É pena que tenha morrido tão novo e cm uma história de vida tão polémica, mas a vida é mesmo assim.

De uma coisa eu tenho a certeza:
Michael Jackson morreu, mas a sua música não morre nunca.

Suzy Conceição disse...

Michael Jackson morreu..um choque enorme para o Mundo...
O Rei da POP, como era conhecido desapareceu...
Um icone de uma geração e de todas as gerações seguidas....
Quem é que não conhece a música "Thriller"?!

Ninguém vai esquecer o menino que nasceu negro e que depois se transformou em branco...

Ninguém vai esquecer do homem que era conhecido pelo Peter Pan da música...

Ninguém vai esquecer do homem que controlava o seu corpo como ninguém...

Apesar de toda a sua história controversa, foi sem dúvida um dos grandes nomes da música internacional...

Após a morte dele, vi uma documentário que passou na SIC e fiquei a admira lo mais...
E uma das frases que nunca me irei esquecer é esta:

"Todos me criticam porque nasci negro e quis e fiquei branco...mas ninguém critica aqueles que nasceram brancos e que vão para a praia para ficarem negros..."

Mariana_Magalhães disse...

Fiquei, no mínimo, chocada quando soube da notícia.
Estava abstraída, concentrada no meu mundo, na noite de 25 de Junho quando recebo uma sms da Cláudia a dizer que Michael Jackson tinha morrido.
Não acreditava na notícia até que ela me disse para ligar a TV no canal Sky News.
Aí me deparei com a realidade.
Não sabia o que pensar quando vi na TV: "Michael Jackson Dead", parecia impossível.
Não sou uma grande fã dele, mas sou fã da música Pop e a morte dele foi um acontecimento triste para a música Pop.
Ele foi, sem dúvida, um artista que muito influenciou distintos artistas actuais conhecidos. Foi um artista que mudou a definição de Pop, e apesar das várias controvérsias em que se encontrava envolvido, era um artista muito querido e respeitado por todos.
Concordo com a Maria Ferreira: penso que Michael Jackson foi o Elvis Presley da sua altura, da sua época: ambos tiveram carreiras deslumbrantes e vidas pessoas, no mínimos, controversas.
É irónica a comparação entre estes dois grandes nomes da indústria musical, já que Michael Jackson esteve brevemente casado com a filha de Elvis, Lisa Marie Presley, e a causa das mortes de ambos baseou-se em overdoses, em excesso de medicamentos com receita médica.
Tal como a Cláudia, também estava à espera que algo acontecesse, no entanto, não esperava algo tão trágico.
Relativamente à música que o senhor professor publicou no blog, já a conhecia, e sempre gostei muito dela, embora algumas das minhas favoritas sejam: "Black Or White", "Billie Jean", "Beat It", "The Way You Make Me Feel" e "Scream".
Concluo, então, este longo comentário, (acho que já estou a divagar e o comentário já está excessivamente extenso), dizendo que Michael Jackson, como já referiram nos comentários anteriores, nunca será esquecido, assim como a sua música que é eterna e universal.

Mariana Magalhães