segunda-feira, 8 de março de 2010

Palestra: "A Globalização e a (Re)emergência de Conflitos Regionais - Será Possível a Guerra Justa?"


Hoje, os alunos do 12ºI assistiram, durante a aula de Geografia C, a uma Palestra apresentada pela professora Fátima Costa subordinada ao tema: "A Globalização e a (Re)emergência de Conflitos Regionais - Será Possível a Guerra Justa?".

Espero que tenham gostado da palestra e que esta tenha contribuído para uma melhor compreensão dos temas abordados.

Fica aqui a seguinte pergunta: na vossa opinião, existem, de facto, "guerras justas"?

Como complemento, deixo aqui o link ao trabalho de dissertação final do Mestrado em Filosofia - Área de Especialização em Ética e Filosofia Política - da professora Fátima Costa: "Michael Walzer: A Teoria da Guerra Justa e o Terrorismo"

1 comentário:

Cátia Cunha disse...

Gostei bastante desta palestra - a professora Fátima Costa conseguiu cativar-nos a todos e explicar bem o seu ponto de vista.
Contudo, tal como disse na palestra, continuo a a afirmar que não existem guerras justas. Necessárias, sim. Inevitáveis, também. Mas justas não. Para haver justiça seria necessário não morrerem crianças sem culpa nenhuma. Não se perderem maridos, filhos, mães e pais. Não se perderem vidas humanas em vão. Há sempre alguém sem culpa que será sacrificado numa guerra, e isso abala completamente o sentido de justiça.

Mesmo assim, foi muito interessante discutir problemas actuais, é realmente com este tipo de actividades que todos aprendemos um bocadinho mais sobre o mundo em que vivemos.