quarta-feira, 4 de junho de 2008

Blogue "Um Mundo Global" - balanço de um ano (lectivo) de actividade


Agora que se aproxima, muito rapidamente, o fim das aulas, é a altura de se fazer o balanço de um ano (lectivo) de actividade deste blogue "Um Mundo Global".


Recordo que este blogue, que neste momento se aproxima das 10 mil visitas, foi criado no âmbito de uma Oficina de Formação que frequentei durante o 1º período deste ano lectivo, tendo sido concebido como um meio de interacção do professor de Geografia C com os seus alunos do 12º H e uma forma de promover o desenvolvimento e a prática de textos argumentativos e despertar o interesse dos alunos pelos diversos temas e assuntos internacionais (e por vezes nacionais) que estão directa ou indirectamente relacionados com os conteúdos programáticos da disciplina.
Será que o consegui?

Gostava que, neste balanço que vos proponho agora, se pronunciassem sobre o blogue, os seus conteúdos, o interesse que sentiram por ele, a vossa participação e sobre tudo aquilo que vos apetecer dizer.

10 comentários:

Vasco PS disse...

Como disse e bem, o Prof. Eduardo Vales, o ano lectivo aproxima-se do fim. Podemos ver esta situação de duas formas: por um lado, é com um certo alívio que o 12º ano termina, pois brevemente, estaremos lançados numa nova e entusiasmante etapa das nossas vidas; por outro, fica um sentimento de nostalgia por abandonarmos a escola, os colegas, os professores. Relativamente a este último ponto devo deixar duas opiniões. Primeiro, penso que passar pela ESRT foi óptimo, vai deixar saudades, lembrança de tempos maravilhosos, objectivos cumpridos e muito, muito trabalho. Segundo, ficam, lamentavelmente, as más recordações, que minaram estes três anos na escola, sobretudo no relacionamento entre colegas e com alguns professores.

A disciplina de Geografia C não foi, como muitos sabem, a minha primeira escolha. Acabou por se revelar útil, mas as consequências desta escolha algo forçada só serão melhor avaliadas no futuro. Alguns dos efeitos já se fazem sentir: um conhecimento do mundo muito mais alargado. De qualquer modo, não escondo que houve momentos em que esta disciplina se tornou demasiadamente cansativa, tendo em conta que não há exame nacional. Mesmo assim, confirmam-no as médias, conta tanto como qualquer outra disciplina de secundário. Felizmente, o seu valor para o nosso quotidiano ultrapassa questões numéricas.

A experiência no “Um Mundo Global” foi muito boa, porque, para todos aqueles que, mostrando o seu esforço, dedicação, real interesse pela disciplina, deixaram os seus comentários atentos ao mundo que nos rodeia, sabem que esta participação foi enriquecedora. Este blogue tornou-se algo que realmente pertencia à turma; permitam-me, aos alunos que participaram nele. Obviamente, não podemos dizer que se trata de um blogue de quem, na realidade, o construiu, até porque, aparentemente, foi o facto de alguns alunos terem participado activamente que afugentou os restantes (as palavras são mesmo intimidatórias às vezes!).

Este blogue tornou-se uma tarefa do meu dia-a-dia; vir consultar as novas notícias, comentar as que mais se tornavam interessantes aos meus olhos. Gostava que mais pessoas na escola se tivessem apercebido do trabalho maravilhoso que se foi desenvolvendo por aqui; gostava que o trabalho de qualidade tivesse sido mais elogiado, mais lido, mais discutido; gostava que todos participassem por gosto e não por obrigação e, fico feliz porque aprendi muito com os meus colegas. Aprendi, primeiro, que há pessoas com uma escrita e pensamentos originais, criativos, construtivos; aprendi, também, que apesar de os comentários longos serem “intimidatórios” são reflexo do trabalho e disponibilidade; aprendi, de forma algo cómica, que há observações brilhantes que, e nada reflectem a vontade de participar…podiam ter dispensado as ilusões, mas ok.

Para quem pense que não, realço o facto de a maioria dos comentários neste blogue serem autênticos trabalhos de pesquisa (não se estalaram os dedos e apareceram). Pelo que ainda há pouco vi, o blogue foi crescendo e hoje está enorme. Já passamos, certamente, a meta das 10 mil visitas; mas este número não tem qualquer relevância. Se não houvesse uma participação desde o início neste blogue de alguns alunos da turma, teria morrido à nascença. De que serviriam as notícias sem comentários? Não seria um blogue, estou certo disso.

Sinceramente, vou ficar com saudades disto. Teria sido muito mais grandioso se realmente se tivesse tornado num blogue de toda a turma. Durante uns tempos que não pude vir comentar, fiquei com esperança que outras pessoas que tinham alegado que não participavam porque outros já o tinham feito, passassem por aqui e deixassem umas palavrinhas. Depois, “acordei para a vida”, e apercebi-me que gostava de comentar e que era inútil tentar abrir mais espaços, até porque, se na verdade não queriam saber do blogue para nada, que se haveria de fazer? Nada mesmo.
Caro Professor,

Este blogue foi muito importante. Sinto-o como algo meu, sem dúvida alguma. Meu e de alguns colegas. Foi óptimo ter podido participar, foi uma excelente iniciativa. Mesmo assim, é bom que se clarifique; nunca teria resultado sem o empenho dos seus comentadores e do seu criador. Foi um projecto que poderia ter sido isto e muito mais. Na verdade, apesar do desprezo que se foi mostrando para com esta grande actividade, sobrevivemos e fizemo-lo bem, como ninguém o faria.

Ao professor e aos colegas, companheiros nesta jornada,

Que continuem a olhar o mundo, a vê-lo com atenção e, nunca parem de escrever; nunca abandonem a vossa visão, a vossa crítica, a vossa dedicação. Tornem-se sempre grandes, pelas pequenas coisas. Este blogue é um projecto vencedor.

Paulo disse...

Em primeiro lugar quero realçar o comentário do Vasco, que resume muito bem aquilo que representa o blogue, pelo menos para aqueles que se disponibilizaram a participar nesta magnifica iniciativa.

10000 visitas num ano lectivo, tendo em conta que apenas meia dúzia de alunos se deu ao trabalho de comentar as noticias regularmente, é muito bom, e eu sinto-me contente por ter seguramente ajudado este blogue a crescer, ainda que não tanto como gostaria, pois ultimamente ñao tenho tido tempo para escrever comentários. Mesmo assim, nunca deixei de cá vir e ler as novas noticias e os comentários dos meus colegas.

Em relação ao blogue, foi, como já disse, uma excelente iniciativa, que enriqueceu muito a minha cultura geral e a minha escrita, porque pude partilhar as minhas ideias com pessoas que as aceitam e compreendem. E como o Vasco disse, o professor plantou a semente e nós ajudamos a fazê-la crescer, porque sem os comentários atentos e realistas aqui colocados, este blogue não teria tanto sucesso, pelo menos para quem o visita.

E se posso dizer que aprendi algo com este blogue é porque o professor fez sem dúvida alguma um óptimo trabalho. Por isso e por tudo o resto lhe dou os parabéns, em grande parte porque foi e tem sido um dos melhores professores que poderíamos ter.

Daqui a alguns anos poderei lembrar-me deste blogue e recordar que me ajudou a crescer e a abrir os olhos para o mundo verdadeiro, e isso faz a diferença!

Soraia disse...

É verdade professor, está a aproximar-se o final deste ano lectivo, e também para nós o final do secundário.
Sinto-me de alguma forma aliviada por o 12ºano estar a terminar, pois foi muito cansativo, tendo exigido o máximo de mim, em todos os domínios e tendo testado a minha capacidade de concentração, de trabalho, de cooperação e até de paciência em certas situações. Fez-me ver também que se há coisa que me revolta é a injustiça.
Devo dizer também que apesar de algumas más recordações da ESRT, nomeadamente no que diz respeito à relação entre colegas e também como referiu o Vasco entre alunos e alguns professores.

Relativamente ao blog, quero primeiramente, dar os meus PARABÉNS ao professor, pela iniciativa, pois foi muito importante para enriquecer a minha cultura geral, e por estranho que pareça, vir comentar este blog, acabou por se tornar uma actividade do meu dia-a-dia, que me despertava interesse e que me incentivava a pesquisar mais aprofundadamente sobre os assuntos e a estar mais atenta às notícias, para fazer bons comentários. Sim, porque tal como disse o Vasco, fazer um comentário no blog implica reflexão e pesquisa, assim como tempo disponibilizado para tal, pois os comentários de qualidade que foram postados neste blog, não apareceram do nada. Nasceram do empenho, dedicação e trabalho de todos aqueles que se preocuparam em manter esta iniciativa do professor viva.

Para mim, foi uma aprendizagem e tenho plena consciência da importância dos temas tratados neste blog e em geografia C, para a compreensão deste "Mundo Global".
Quanto ao sucesso desta iniciativa penso que é altura de dizer, que este blog embora fosse dedicado à turma do 12ºH, nunca foi realmente um blog de turma, mas sim de alguns membros da turma, pois dos 29 alunos que a constituem apenas 7ou 8, se preocuparam em contribuir para este blog, com bons comentários e com opiniões bem fundamentadas que lançassem debate.

Devo dizer também que acho que os comentadores deste blog nunca foram elogiados suficientemente pelo seu trabalho o que a dada altura foi um factor de desmotivação. No entanto, quem vem a este blog fazer comentários, fá-lo por gosto e por interesse em participar e não por obrigação ou por necessidade de ouvir elogios.
Se de facto, para uns este blog foi uma mais-valia no que respeita à cultura geral e à compreensão do mundo actual, e também um espaço privilegiado de debate e opinião, para outros (aqueles que não participaram) não foi mais do que um bom lugar para se mandar bocas escusadas aqueles que o comentavam.

Dou os parabéns a todos os meus colegas, que tal como eu, disponibilizaram um pouco do seu tempo para contribuir para este blog e mantê-lo vivo.
Foi uma longa caminhada, que implicou muito trabalho e dedicação, e devo dizer que me deixa alguma nostalgia e saudade saber que esta actividade do meu dia-a-dia está prestes a terminar. Vou sentir falta disto...dos comentários, das opiniões, dos debates, das ironias, das brincadeiras...neste blog comentou-se e discutiu-se um pouco de tudo, desde a fome, às crises humanitárias, passando pelas eleições noutros países e pelos acontecimentos nacionais. Parabéns a todos aqueles que participaram. Nunca deixem de dar a vossa opinião e nunca desistam de lutar pelos vossos objectivos. Quem é muito bom naquilo que faz e dá o seu melhor em tudo aquilo a que se compromete, terá sempre lugar na nossa sociedade e no mundo do trabalho.

Nunca desistam. E nunca se esqueçam dos bons momentos que passámos e do quanto foi importante para nós participar neste blog. É verdade que deu trabalho, é verdade que esse trabalho nem sempre foi reconhecido, mas os conhecimentos que adquirimos através da participação neste blog, isso ninguém nos tira. E também por isso já valeu a pena.

O professor Eduardo Vales, acompanhou-nos durante 3 anos, e desses três anos faço um balanço muito positivo.
Espero que o professor tenha apreciado e valorizado a nossa participação no blog tanto quanto nós e que se sinta realizado por ter atingido o objectivo que traçou, aquando da sua criação.

Parabéns ao professor. Parabéns aos comentadores assíduos deste blog. Excelente parceria, excelente trabalho.

E a vocês, companheiros de jornada, muito obrigada por tudo e nunca se esqueçam que este blog é nosso.

Convido o professor a deixar também aqui o seu comentário sobre o balanço da participação neste blog, já que afinal foi neste blog que durante todo o ano partilhámos opiniões e pontos de vista e comentámos as notícias deste "Mundo Global". E mais uma vez, parabéns pela excelente iniciativa.

Pedro disse...

Bem…que mais posso eu dizer?
Penso que este bog é, sem duvida alguma, uma excelente iniciativa e por isso dou os PARABÉNS ao professor pela proposta. Este blog foi para mim uma maneira enriquecer a minha cultura geral e melhorar a maneira como expresso as minhas ideias, quer em teste quer a comentar, e poder dar a minha opinião sobre o que se passa na actualidade neste mundo tão global.

Realmente não posso de deixar de concordar com os meus colegas quando estes dizem que foi uma pena que este blog que, tal como o professor escreveu, foi dedicado á turma do 12ºH, tenha tido tão pouca adesão pois apenas meia dúzia de pessoas comentaram assiduamente este blog (não faz mal, somos poucos mas bons). Eu acho que revela uma falta de interesse neste blog por parte de algumas pessoas da turma. E não me convencem com desculpas como o facto de não terem internet em casa, porque eu também não tenho, e faço o que posso para poder comentar este blog. Pois durante este ano lectivo pedi a amigos que tivessem internet em casa se podia ir lá comentar, ou ia para sítios (como por exemplo a Casa Da Juventude de Rio Tinto, deixo a sugestão) onde podia publicar os meus comentários.

Ultimamente não tenho comentado muito e isso devesse ao facto de estarem a chegar os exames e não ter muito tempo. Pois temos muita coisa que estudar o que me tira bastante tempo para poder fomentar a minha opinião neste blog.

Posto isto espero que haja distinção entre quem comenta este blog com o interesse de participar e o vê como uma forma de melhorar a sua maneira de escrever ou até a sua cultura geral, daqueles que caíram aqui de pára-quedas apenas á procura de um pontinho extra na nota… e entre aqueles que se aproveitaram desta iniciativa para humilhar e desvalorizar o trabalho de que comentou SEMPRE e desde O INÍCIO este blog.

Para concluir gostaria deixar a minha felicitação ao professor por esta iniciativa que, a meu ver, é muito interessante e inovadora. Ainda acho que é importante valorizar o esforço do professor que mesmo quando se encontrava atolado de trabalho conseguia sempre publicar uma notícia nova do interesse de todos para que este blog nunca “morresse”. Se pudesse atribuir uma nota a este blog de 0 a 20…atribuiria 20 valores.

R disse...

Olá professor e amigos!
Começo por dizer que tenho pena por um lado de este ser um dos meus últimos comentários (penso eu) ao “Um Mundo Global”, que de certa forma acabou por ser o nosso “Mundo” em algumas tardes e noites do 12º ano.
Como faço sempre, li os comentários anteriores e foram ditas aqui coisas muito interessantes e muito verdadeiras. Começarei pela parte menos boa desta iniciativa para depois acabar em beleza, como se costuma dizer…
Desde o anúncio da criação deste blogue que o interesse pelo mesmo foi crescendo. No entanto a ideia que eu inicialmente tivera em mente era que a turma iria aderir em peso e que iria ser um espaço de educação e debate, muito interessante. Todavia tal não se sucedeu e mais uma vez, como foi já referido em todos os comentários anteriores, nem uma dezena de alunos comentou assiduamente este blogue. Um blogue que seria para toda a turma foi apenas para meia dúzia e ironicamente para os que, na minha opinião, menos precisavam de mostrar interesse. Com isto queria chegar ao meu primeiro ponto que é o seguinte: os “comentadores habituais” não apareceram aqui apenas para demonstrar o interesse na disciplina mas porque foi um modo de se expressarem sobre os acontecimentos actuais, enriquecer a cultura geral e estar a par de tudo o que realmente se passa no nosso planeta. O segundo ponto é que tal como disse o Pedro, e muito bem, neste blogue apenas comentaram, com abundância, algumas pessoas, não porque as restantes não pudessem mas porque não queriam e para isso muitas desculpas foram inventadas.
Relativamente aos aspectos mais positivos são bastantes sendo alguns os que já disse no parágrafo anterior e mais; no meu ponto de vista serviu também para defendermos as nossas ideias (como as que o professor sugeriu que debatêssemos – as pró e contra americanas por exemplo) e expressar o (des)contentamento em relação a assuntos globais ou atrocidades que foram cometidas ultimamente. A Soraia referiu neste comentário que muitas vezes aos nossos comentários não foram dados muito valor (ou pelo menos aos que mais comentam este blogue) e eu acho que ela está certíssima e partilho da mesma opinião, visto que muitas vezes foi com grande esforço que viemos comentar em alturas de testes.
Não vou mentir, gostei bastante de participar nesta iniciativa criada por si e acho que como disse o Vasco, não deveria ser tão restrita mas sim considerada como um exemplo, para outros professores fazerem o mesmo para toda a comunidade escolar.
À sugestão inicial da Soraia junto-lhe a minha também e penso que poderia fazer um comentário final quer às nossas opiniões quer à sua “obra de arte virtual” porque penso que merece e que o autor deve ser reconhecido. Parabéns professor, quer pelo blogue quer pelo excelente profissionalismo mantido ao longo destes 3 anos. Os meus amigos disseram e têm razão a ESRT vai deixar saudades e alguns professores também… Mas a vida continua e a faculdade espera-nos.

R disse...

Ah! Mais uma coisinha, não sei se o professor já desconfiava mas o AMERICAN é o Ricardo Caldas do 12º H para quem não sabe... :P

Unknown disse...

O blog foi realmente uma grande iniciativa, um espaço agradável, onde foram discutidos importantes e interessantes assuntos. Posso dizer que me agradou muitíssimo participar nele. Adorei ter um espaço onde podia sempre que possível, dar a minha opinião sobre a actualidade. Assunto que deveria interessar a toda a gente. Mas, pelos vistos não é bem assim.
Foi de facto uma magnífica actividade para quem a soube aproveitar. Sim, porque com a diversidade de alunos que há na turma, poderiam existir mais e igualmente diversificados comentários neste blog. No entanto não foi bem assim que este blog evoluiu. Evoluiu sim, mas foi com a participação de certos, poucos mas bons alunos interessados, que desde o inicio do ano, e isto é importante que fique bem esclarecido, desde o inicio e durante todo o ano se disponibilizaram a gastar um pouco do seu tempo diário, para realizar os comentários que eram pedidos de forma activa e interessada. Isto reflecte muita coisa!!!

Paulo disse...

Já que abordamos este tema na última aula, gostaria aqui de dizer, ou melhor, pedir ao professor que continuasse com o blogue mesmo depois do fim deste ano lectivo. Digo isto porque este blogue é muito educativo, ajudou-me a compreender as realidades globais, e da minha parte poderia contar com uma participação activa, como tenho tentado fazer. Além disso, seria uma boa forma de entrar em contacto com os amigos e com o professor. E por último, a verdade é que os temas que abrem espaço à discussão nunca acabam, pelo menos neste mundo em que vivemos, e o "Mundo global" não pára...

Soraia disse...

Professor, na última aula, quis deixar-lhe uma sugestão, mas depois acabei por não o fazer, porque tivemos pouco tempo.
Acho que é uma pena que o professor termine com este blog, que tanto nos ajudou a compreender o mundo e que tanto nos custou a construir.
Agora, vamos iniciar um novo ciclo da nossa vida para o qual trabalhamos durante muito tempo.
Assim, peço que mantenha este blog, pois será uma forma de nos mantermos em contacto, contar as peripécias que irão acontecer nas nossas vidas e partilhar ideias e opiniões, sobre os temas da actualidade. Como disse o Paulo e bem, o mundo não pára e por isso acredito que neste blog haverá sempre algum assunto de interesse para debater.
Espero que reflicta sobre o nosso pedido.Afinal este blog também é um pouco nosso e voltar a comentá-lo depois de estar na faculdade, será também uma forma de matar saudades do secundário, porque acredito que teremos... e muitas.

Vasco PS disse...

Podiamos manter este blogue e, para além de comentarmos notícias do quotidiano, podiamos, cada um, na sua futura área de saber, escrever textos de opinião, tornando o "Um Mundo Global" num verdadeiro blogue, aberto à blogosfera. Depois falamos sobre o assunto.